Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Profissionais do HDT-UFT reforçam importância da prevenção no combate à Aids
Início do conteúdo da página
Dezembro Vermelho

Profissionais do HDT-UFT reforçam importância da prevenção no combate à Aids

Por Daianni Parreira | Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 23h02 | Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 09h40

Instituído mundialmente em 1º de dezembro, a campanha de combate à Aids segue durante todo o mês no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e instalada no município de Araguaína (TO). A unidade de saúde é referência no tratamento da enfermidade no Estado e região, e atualmente oferta o uso de TARV (terapia antirretroviral) para 1287 pessoas que vivem com HIV/Aids.

Equipe multiprofissional reunida durante ação educativa de sensibilização à prevenção a Aids (Foto: Daianni Parreira)


O inicio da campanha “Dezembro Vermelho” no hospital intitulada “Partiu Teste” foi marcada por ações educativas de sensibilização para o uso do preservativo, além de divulgação sobre os testes rápidos disponibilizados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), do Serviço de Assistência Especializada (SAE), que faz o acompanhamento no tratamento, por equipe multiprofissional e da campanha “Conduta, Sigilo e Ética no HDT-UFT”.

A chefe da Unidade de Doenças Infectoparasitárias, Ana Emília Aguiar reforça que a maior forma de se proteger do vírus ainda é o uso do preservativo na relação sexual. “Independente de estado civil, gênero, orientação sexual, idade; o hábito da utilização da camisinha pela população que tem vida sexual ativa é fundamental para que não haja o contágio”, disse lembrando também da importância de se fazer o teste rápido quando ocorrer relação desprotegida.

Campanha de prevenção à Aids nos departamentos do HDT-UFT (Foto: Arquivo/HDT-UFT)


A professora Lucrécia Borges Barbosa descobriu que tem o vírus do HIV há 4 anos, e faz o tratamento há 3 anos no HDT-UFT. “Eu tenho uma vida normal, trabalho, estudo, viajo. Superei o preconceito e posso afirmar que o segredo é o teste rápido, diagnóstico rápido e o tratamento eficaz. Encontrei aqui uma equipe acolhedora e ética, minha imunidade aumentou e eu aconselho a todos que estejam em dúvida para superarem seus medos e virem fazer o teste”, enfatizou.

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

O CTA do HDT-UFT é um serviço que realiza aconselhamento e orientações voltadas para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV, Sífilis, Hepatites B e C, bem como oferece testes rápidos para estes agravos, resguardando o sigilo, a confidencialidade e o respeito às diferenças.

Profissionais envolvidos: enfermeiros e técnicos de enfermagem. Conta também, com o apoio de toda a equipe multiprofissional do Serviço de Assistência Especializada (SAE) em HIV/Aids e Hepatites Virais e do Laboratório de Saúde Pública de Araguaína (LSPA).

Horário de Atendimento: segunda à sexta-feira, das 07 às 19 horas.
Local: Anexo do HDT-UFT.
Telefone: (63) 3411-6028

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

registrado em:
marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT
Fim do conteúdo da página