Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Núcleo IERÊ completa 11 anos de atuação em prol da igualdade étnico-racial na educação
Início do conteúdo da página
Aniversário

Núcleo IERÊ completa 11 anos de atuação em prol da igualdade étnico-racial na educação

Por Ascom Câmpus de Palmas | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 16h53 | Última atualização em Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 17h32

O Núcleo de Igualdade Étnico-Racial e Educação (IERÊ), ligado ao curso de Direito, do Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), está celebrando 11 anos de existência e trabalho dedicado à promoção da igualdade racial na educação. Coordenado pela professora Ana Lúcia Pereira, o IERê foi criado em 13 de fevereiro de 2013 com o objetivo de discutir a democratização do ensino superior e as políticas de cotas nas universidades brasileiras.

Segundo a coordenadora, desde então, o projeto tem sido um importante espaço de reflexão e ação, abordando temas como a efetividade da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatória a inclusão da história da África e da cultura afro-brasileira nos currículos escolares, e o Estatuto da Igualdade Racial, Lei 12.288/2010, além da Lei 12.711/2012, que regulamenta a lei de cotas nas universidades públicas federais do Brasil.

O IERÊ se reúne quinzenalmente no Bloco C, do curso de Direito, Câmpus de Palmas da UFT, para discutir questões educacionais e analisar obras produzidas sobre a questão étnico-racial no Brasil. Este ano, em comemoração aos 11 anos, o projeto já realizou sua reunião de planejamento, marcando o início de uma série de ações que incluem sua participação na Rede de Direitos Humanos.

Para Ana Lúcia Pereira, "a pauta étnico-racial é uma conquista do movimento negro brasileiro e a presença do IERE dentro da universidade é uma possibilidade de discussão, proposição e monitoramento de políticas de ações afirmativas e de enfrentamento ao racismo estrutural presente na sociedade e no ambiente acadêmico”.

A equipe do IERÊ segue comprometida com seu propósito e convida a comunidade acadêmica e a sociedade em geral a se engajarem na causa em prol da igualdade étnico-racial na educação.

Acompanhe os canais do Núcleo:

Site: https://memoriasiere.wordpress.com/
Instagram: https://www.instagram.com/memoriasiere/
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100070035457528
Twitter: https://twitter.com/IereMemorias
Blog: https://ierememorias.blogspot.com/

registrado em:
marcador(es): Palmas,Proex,Direito,Home
Fim do conteúdo da página