Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Edital de programas e projetos para solicitação de bolsas de extensão
Início do conteúdo da página
bolsas de extensão

Edital de programas e projetos para solicitação de bolsas de extensão

Por Joice Danielle Pereira | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 29 de Março de 2022, 10h04 | Última atualização em Terça, 29 de Março de 2022, 10h04

A Universidade Federal do Tocantins, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), torna público o edital n°016/2022 para inscrições de programas e projetos para a seleção de bolsas de extensão, vinculadas ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (Pibex-UFT). O período de inscrições vai de 31 de março a 17 de abril de 2022, exclusivamente via formulário eletrônico.

As Bolsas de Extensão são destinadas a estudantes dos cursos de graduação da UFT, voltadas para iniciação à extensão. A concessão das bolsas tem como objetivos apoiar a formação acadêmica dos estudantes, proporcionando uma vivência com atividades de extensão integradoras. Além disso, as bolsas visam estimular a participação dos alunos em atividades de extensão e promover a participação da comunidade acadêmica em atividades que integrem a extensão, a pesquisa e o ensino.  

Serão selecionados 64 projetos e 8 programas de extensão, para os quais serão concedidas 80 bolsas no valor de R$ 400,00. O intervalo de vigência das bolsas será de sete meses e corresponde ao período de 09 de maio a 09 de dezembro de 2022. As bolsas serão distribuídas da seguinte forma:  para alunos ingressantes, serão 6 bolsas para a modalidade Programa e 34 bolsas para a modalidade Projeto. Para ampla concorrência, serão 6 bolsas para a modalidade Programa e 20 bolsas para a modalidade Projeto. E para ações afirmativas, serão 4 bolsas na modalidade Programa e 10 na modalidade Projeto.    

 Requisitos para participar do processo seletivo

Estão aptos a submeter propostas para este edital, os coordenadores de programas  e projetos de extensão registrados no Sistema de Gestão de Projetos Universitários (GPU), que estejam com o status de situação homologado e que atendam a todos os requisitos definidos pela Resolução do Pibex. 

Para submeter propostas ao edital em questão, é necessário também que o servidor pertença ao quadro de servidores permanentes da UFT. Professores substitutos só poderão submeter propostas se o prazo do contrato for compatível com a vigência da bolsa. Além disso, as ações propostas devem necessariamente contemplar pelo menos uma das áreas temáticas descritas abaixo:

  • Comunicação
  • Cultura
  • Direitos Humanos e Justiça
  • Educação
  • Meio Ambiente 
  • Saúde
  • Tecnologias e Produção
  • Trabalho
Sobre a seleção dos bolsistas

A seleção dos bolsistas será realizada num processo seletivo à  parte, após a finalização do processo de seleção dos programas e projetos para o recebimento de bolsas de extensão. O processo de seleção dos bolsistas será coordenado pela Proex e realizado juntamente com o coordenador do projeto ou programa de extensão. O período de inscrições para o processo seletivo de bolsistas de extensão vai de 29 de abril a 09 de maio de 2022, e as mesmas também devem ser feitas exclusivamente via formulário eletrônico

O edital na íntegra, contendo todos os detalhes sobre o processo seletivo dos programas e projetos de extensão, assim como as informações do processo seletivo para a seleção dos bolsistas, podem ser acessados aqui. Mais informações, entrar em contato através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  ou pelos telefones (63) 3229-4260 e (63) 3229-4164.

registrado em:
marcador(es): Proex,Editais,Home
Fim do conteúdo da página