Página inicial > Últimas Notícias > Acadêmicos promovem intervenção social sobre saúde mental na UFT
Jornalismo e Administração

Acadêmicos promovem intervenção social sobre saúde mental na UFT

Por Vinicius Venâncio | Supervisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2019, 14h55 | Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2019, 17h09

Estudantes da disciplina “Prazer e Sofrimento na Universidade” distribuíram “abraços grátis” no Câmpus de Palmas.
Os alunos da disciplina optativa "Prazer e Sofrimento na Universidade" realizaram uma intervenção social dentro da UFT, na última quarta-feira (03). Os estudantes ofereceram “abraços grátis” a outros alunos com a intenção de amenizar as cobranças e exigências da vida universitária, construir laços de cooperação e solidariedade e na prevenção e enfrentamento ao sofrimento mental na academia.

A disciplina foi criada, em caráter experimental, no primeiro semestre de 2019 e tinha como objetivo incitar o debate sobre a saúde mental na vida acadêmica e a mostrar a importância dessa discussão. Foi disponibilizada inicialmente aos acadêmicos de Jornalismo e Administração e ministrada pela professora Liliam Deisy Ghizoni, doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações.

“Eu fico extremamente feliz e realizada quando vejo os alunos super envolvidos. Estou muito feliz desde o início da disciplina, com o envolvimento, com a possibilidade de fala”, disse a professora. “Houve certo receio em ofertar uma disciplina em que o principal elemento é a fala, pois para muitos exporem sentimentos é um processo complicado, e que requer cuidados éticos por parte do professor. Mas apesar de tudo, a primeira turma se mostrou muito receptiva às atividades propostas”, finalizou Ghizoni.

A docente enfatizou ainda a importância da participação e contribuição das psicólogas e mestrandas do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCom), Jordanna Parreira e Janaína Vilares ao longo da disciplina. "Foi fundamental para o sucesso da mesma", disse.

A disciplina será ofertada novamente, em agosto. No entanto, sofrerá algumas mudanças e irá contar com dez professores. Ela será dividida em duas turmas: na segunda-feira, no período da noite, para alunos de Jornalismo, Filosofia, Arquitetura e Medicina; e na quinta-feira à tarde, para alunos de Administração, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Medicina.  As vagas são limitadas e terão início no dia 12 de agosto. (Com informações de Amanda Machado).