Página inicial > Últimas Notícias > Laboratórios de saúde da UFT recebem alunos secundaristas de escola pública

Laboratórios de saúde da UFT recebem alunos secundaristas de escola pública

Por Caíke Ramalho | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Sexta, 05 de Mai de 2017, 12h08 | Última atualização em Sábado, 06 de Mai de 2017, 00h53

Estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Criança Esperança, da 303 Norte em Palmas, visitaram na manhã desta sexta-feira (5) os Laboratórios de Saúde da Universidade Federal do Tocantins; os secundaristas puderam conhecer um pouco da rotina de alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Medicina, que costumeiramente utilizam os laboratórios e tiveram contato com noções de anatomia, parasitologia e histologia, entre outros assuntos.

Secundaristas durante visita ao Complexo de Laboratórios da UFT, no Câmpus de Palmas (Foto: Samuel Lima/Dicom)Secundaristas durante visita ao Complexo de Laboratórios da UFT, no Câmpus de Palmas (Foto: Samuel Lima/Dicom)

A ação faz parte do projeto de extensão "Anatomia Para Todos", que tem como foco receber membros da comunidade externa (tanto de escolas quanto de outras instituições) para que possam conhecer as as estruturas laboratoriais dos cursos de saúde do Câmpus de Palmas. Segundo a coordenadora dos laboratórios, Gabriela Ortega, a instituição está de portas abertas para receber pessoas que tenham interesse em conhecer os trabalhos desenvolvidos nos laboratórios. A visita dos estudantes secundaristas objetiva também incentivar alunos de escolas públicas a participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e buscar ingresso em uma universidade pública, como a UFT.

Alunos

O aluno Alves disse que tirou várias dúvida sobre Biologia na visita (Foto: Samuel Lima/Dicom)O aluno Alves disse que tirou várias dúvida sobre Biologia na visita (Foto: Samuel Lima/Dicom)Os alunos conheceram como é a prática nos laboratórios de Microbiologia, Bioquímica, Parasitologia e de Anatomia. Para Elias Alves, de 18 anos, a experiência proporcionada pelo projeto foi positiva; ele pensa em, futuramente, ingressar na UFT.  “Como não conheço muito da área da saúde, acho legal essa oportunidade de vir aqui na UFT. Além de incentivar e orientar meus colegas de sala a escolherem um curso, eu ainda tirei  minhas dúvidas sobre Biologia”, disse Elias.

Outra estudante, Thalia Bastos de Araújo Pinheiro, de 16 anos, elogiou o projeto de extensão. Ela disse que "essa ação da Universidade tem papel fundamental para ajudar os estudantes que querem entrar numa faculdade pública, mas ainda estão 'perdidos' sobre que profissão escolher". Ela ainda frisou que a visita foi muito boa, por tirar as dúvidas e auxiliar na escolha do que poderá fazer no futuro. “Aqui eu vi que as profissões da área da Saúde são bem mais legais quando tenho contato com os laboratórios; vi ainda como é o dia a dia de quem faz um desses cursos. Ainda quero fazer enfermagem, e pode ser aqui na UFT!”, afirmou.

Thalia disse que gostaria de cursar Enfermagem, na UFT (Foto: Samuel Lima/Dicom)Thalia disse que gostaria de cursar Enfermagem, na UFT (Foto: Samuel Lima/Dicom)

Agendamento para visita
Qualquer pessoa pode realizar o agendamento, que deve ser feito com pelo menos 48 horas de antecedência. A solicitação é feita pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e deve conter informações como a finalidade da visita, os dados do solicitante (nome, CPF, e-mail e telefone), data da reserva, horário para início e término das atividades, material a ser utilizado e quantidade de pessoas. O solicitante deve cumprir as normas de cada laboratório e não deve deixar de comparecer na data agendada. Durante a tarde de sexta-feira, bombeiros civis que participam de um curso técnico, visitaram o laboratório de Anatomia.

Visita aos laboratórios são feitas por agendamento (Foto: Samuel Lima/Dicom)Visita aos laboratórios são feitas por agendamento (Foto: Samuel Lima/Dicom)
O Complexo de Laboratórios da área de Saúde do Câmpus de Palmas tem nove unidades (veja quadro). Os laboratórios funcionam das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira, e possibilitam a complementação da teoria repassada em sala de aula com a prática. O uso dos locais é gratuito, mas é responsabilidade de cada usuário providenciar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como jaleco, luvas e máscaras. Cada laboratório pode ser utilizado simultaneamente por 20 pessoas.

Saiba mais sobre os laboratórios aqui.

Complexo de Laboratórios

No Complexo de Laboratórios atuam 19 profissionais - sendo três enfermeiros, um farmacêutico, um médico veterinário e mais 14 técnicos, além de dois assistentes em administração. Integram o complexo os seguintes laboratórios:

• Enfermaria Modelo;
  • Laboratório de Anatomia Humana;