Página inicial > Últimas Notícias > Laboratórios de saúde recebem alunos e pesquisadores da UFT e da comunidade externa
Espaços de Aprendizado

Publicado: Terça, 04 de Abril de 2017, 17h29 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 09h39

Com nove unidades, o Complexo de Laboratórios da Área da Saúde do Câmpus de Palmas da UFT atende alunos e pesquisadores da própria Universidade Federal do Tocantins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e da Universidade do Tocantins (Unitins), além da comunidade externa. Usuários individuais, escolas e outras instituições de Ensino Superior também podem agendar visitas técnicas. Somente em 2016, quase 900 estudantes e pesquisadores utilizaram o Complexo em aulas, monitorias e outras atividades relacionadas.

Os laboratórios funcionam das 7h às 22h, de segunda à sexta-feira, e possibilitam a complementação da teoria repassada em sala de aula com a prática. O uso dos laboratórios é gratuito, mas é responsabilidade de cada usuário providenciar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como jaleco, luvas e máscaras. Cada laboratório pode ser utilizado simultaneamente por 20 pessoas.

Alunos de Medicina da UFT durante aula de Anatomia (Foto: Daniel dos Santos/Dicom)Alunos de Medicina da UFT durante aula de Anatomia (Foto: Daniel dos Santos/Dicom)

Qualquer pessoa pode realizar o agendamento, que deve ser feito com pelo menos 48 horas de antecedência. A solicitação é feita pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e deve conter informações como a finalidade da visita, os dados do solicitante (nome, CPF, e-mail e telefone), data da reserva, horário para início e término das atividades, material a ser utilizado e quantidade de pessoas. A coordenadora dos laboratórios, Gabriela Ortega, frisa ainda que o solicitante deve cumprir as normas de cada laboratório e não deve deixar de comparecer na data agendada.

Para o público interno o trâmite de solicitação é idêntico: monitores das disciplinas, representantes de turmas e presidentes de ligas acadêmicas podem reservar laboratórios, devendo informar, adicionalmente, o curso, a disciplina e o período.

Deotti na aula de micose oportunista, no laboratório de microbiologia (Foto: Daniel dos Santos/Dicom)Deotti na aula de micose oportunista, no laboratório de microbiologia (Foto: Daniel dos Santos/Dicom)

Relação prática e teoria

Para o professor Victor Nepumucena, "um médico nunca errou por conhecer mais anatomia". Nas aulas no laboratório, ele e os alunos reforçam este mote, em um ambiente que favorece a integração dos alunos, o estudo em equipe e um entendimento maior do que é visto na teoria. Segundo o professor, os materiais e equipamentos do laboratório permitem que os alunos visualizem estruturas fundamentais normais e anormais do corpo humano.

O estudante de Medicina, Daniel Deotti, reforça que os laboratórios são essenciais no processo aprendizado. “O que vemos nos livros ou fotos, às vezes, não corresponde ao que vemos aqui. Aqui temos uma visão mais ampla e real”, pontua.

Complexo de Laboratórios

No Complexo de Laboratórios atuam 19 profissionais - sendo três enfermeiros, um farmacêutico, um médico veterinário e mais 14 técnicos, além de dois assistentes em administração. Integram o complexo os seguintes laboratórios:

• Enfermaria Modelo;
  • Laboratório de Anatomia Humana;