Página inicial > Últimas Notícias > Dia Nacional da Biblioteca e as novidades no Sistema de Bibliotecas da UFT
Datas Comemorativas

Dia Nacional da Biblioteca e as novidades no Sistema de Bibliotecas da UFT

Por Denise Neves | Publicado: Terça, 09 de Abril de 2024, 08h00 | Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2024, 10h12

No dia 09 de abril é comemorando o Dia Nacional da Biblioteca. A data surgiu através de um decreto brasileiro de 09 de abril de 1980, que institui no país a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.

Na UFT temos o Sistema de Bibliotecas (Sisbib/UFT) que é formado pelas bibliotecas dos câmpus de Palmas, Miracema, Porto Nacional, Gurupi e Arraias. E seu objetivo é promover acesso aos produtos e serviços informacionais, sobre as perspectivas da acessibilidade, inovação e inclusão social, contribuindo para uma Educação inovadora por meio do fortalecimento da cultura, pesquisa, extensão e produção acadêmica na Universidade e sociedade.

Na UFT são considerados usuários regulares das bibliotecas os docentes, técnico-administrativos, discentes dos cursos de graduação, pós-graduação stricto sensu. Estes por meio do vínculo institucional são habilitados para realizarem os serviços de empréstimos domiciliares dos livros disponíveis em nossos acervos. Contudo, a comunidade externa pode fazer uso dos espaços climatizados, destinados para estudos, bem como consultar os materiais informacionais in loco.

Quanto ao quantitativo de acervo de livros, são distribuídos da seguinte forma:

Área do conhecimento

Títulos

Exemplares

Ciências exatas e da terra

Ciências agrárias

Ciências biológicas

Ciências da saúde

Ciências humanas

Ciências sociais aplicadas

Engenharias

Linguística, letras e artes

Multidisciplinar/outros

Atualizado em maio/2023

Você sabia que as bibliotecas da UFT tem um nome?

Dos cinco câmpus da UFT, quatro bibliotecas tem nomes próprios. A exceção é o Câmpus de Gurupi. Confira:

Câmpus de Palmas: Biblioteca Prof. José Torquato Carolino

Câmpus de Miracema: Biblioteca Cecília Meireles

Câmpus de Arraias: Biblioteca Professor Claudemiro de Godoy do Nascimento

Câmpus de Porto Nacional: Biblioteca Maria Revy Veloso de Andrade

Vem novidade por aí...

Recentemente a UFT adquiriu o Pergamum, que é um Sistema integrado de Bibliotecas, Museus e Arquivos. Desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, o sistema atende atualmente mais de 10.000 unidades de informação em diversos segmentos, como Instituições de Ensino Superior (públicas e particulares), Escolas, Tribunais, Assembleias legislativas, Empresas e Bibliotecas públicas.

Para a coordenadora do Sisbib/UFT, Emanuele Santos, “tal aquisição é um marco significativo para celebrar o Dia Nacional da Biblioteca pois trata-se de um ganho substancial para as nossas bibliotecas, pois por meio do Pergamum será possível o aumento da qualidade dos serviços prestados, como, por exemplo, a  pesquisa integrada, ou seja, em uma única plataforma será possível localizar obras que façam parte dos acervos físicos (disponível nas estantes) e digitais (tais como o repositório institucional da própria UFT e da rede Pergamum), esta Rede, por sua vez possibilita a cooperação no tratamento e compartilhamento de informações".

As equipes que atuam nas bibliotecas da UFT (bibliotecários e assistentes em administração) receberam treinamento online para uso do novo Sistema.

Para além da pesquisa integrada, os usuários das bibliotecas da UFT também poderão:

- receber e-mails automáticos, de acordo o perfil de interesse definido por ele próprio;

- obter os comprovantes de empréstimos, devoluções, renovações e reservas no e-mail institucional;

- visualizar a capa da obra no ato da pesquisa;

- interagir com as bibliotecas via sistema enviando dúvidas, sugestões e elogios;

- utilizar recursos de acessibilidade.

Dentre outras possibilidades que impactam diretamente no trabalho interno/técnico.

"É muito gratificante trabalhar em uma biblioteca, estar rodeada por obras de diferentes formatos com conteúdos que possibilitam a aquisição de conhecimentos e a interação com diferentes pessoas diariamente auxiliando-as em suas buscas informacionais", finaliza Emanuele Santos.