Página inicial > Últimas Notícias > Dia dos Professores: Honrando a Dedicação à Educação
especial

Dia dos Professores: Honrando a Dedicação à Educação

Por Daniel dos Santos | Publicado: Domingo, 15 de Outubro de 2023, 10h22 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 10h04

No dia 15 de outubro, o Brasil se une para celebrar o Dia dos Professores, uma data especial dedicada a reconhecer o trabalho incansável e a dedicação dos educadores em todo o país. Este é um momento para valorizar o papel fundamental que os professores desempenham na construção do futuro, inspirando e moldando gerações de estudantes.

Os professores desempenham um papel central na sociedade, influenciando não apenas o aprendizado acadêmico, mas também a formação de valores, atitudes e habilidades. Eles são os arquitetos do conhecimento, orientando os estudantes em suas jornadas de aprendizado e contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e críticos.

Desafios e Inovações na Educação

Aline Fagner Carvalho Costa, professora no colegiado de Pedagogia da UFT no Câmpus de Arraias (TO), destaca a importância da avaliação contínua das implicações da pandemia na formação e atuação dos professores. “A prática docente requer diagnósticos e monitoramentos permanentes, permitindo adaptações diante de situações inesperadas. Durante a pandemia, os professores demonstraram sensibilidade, cuidado e respeito à vida e ao luto, enfrentando desafios imprevisíveis”.

O trabalho dos professores enfrenta desafios significativos, especialmente em um mundo em constante transformação. Aline Costa observa que a pandemia da Covid-19 acelerou a adoção de tecnologias educacionais e exigiu que os professores se adaptassem rapidamente ao ensino remoto. “Embora o retorno ao ensino presencial tenha sido reconfortante, a educação não voltou ao que era antes”.

Os desafios e inovações na educação durante a pandemia impulsionaram o uso de recursos tecnológicos de informação e comunicação. Essas ferramentas foram aplicadas na formação docente e replicadas na educação básica. Aline destaca que essa transição trouxe ganhos e perdas, tornando a avaliação crítica e propositiva da conjuntura uma parte fundamental da práxis pedagógica.

A professora do curso de Pedagogia da UFT no Câmpus de Miracema, Layanna Giordana Lima, reflete nesta data como a pandemia acentuou a desigualdade educacional e social. “Agora, os professores da educação básica estão sendo responsabilizados pelos baixos índices das avaliações externas nacional. Em outro aspecto indicou como é imprescindível atuação dos professores presencial e em sala aula”.

Ela acrescenta que período de pandemia demonstrou também que existe a necessidade de investimento na formação de professores inicial e continuada, como maior investimento nas infraestruturas das escolas como: equipamentos e materiais pedagógicos.

Reconhecendo a Dedicação dos Professores

É essencial reconhecer o comprometimento e a paixão dos professores, que muitas vezes trabalham além do horário de expediente para oferecer o melhor ensino possível. A educação é uma vocação, e os professores desempenham um papel vital na promoção do potencial humano e no combate à desigualdade.

No Dia dos Professores, a UFT celebra e agradece a todos os educadores que dedicam suas vidas à formação de mentes jovens e ao crescimento da sociedade. Seja na sala de aula tradicional ou no ensino à distância, os professores continuam a ser faróis de conhecimento, orientação e inspiração. Neste momento de desafios e inovações na educação, a avaliação crítica e propositiva da conjuntura deve continuar a fundamentar a práxis pedagógica. Feliz Dia dos Professores!