Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Marcadores > Pedagogia Miracema
Início do conteúdo da página

Pedagogia Miracema

Curso sobre o mundo e o homem rural na literatura regional goiana e tocantinense está com inscrições abertas

O Grupo de Pesquisa EDURURAL está ofertando para este segundo semestre de 2022  o curso “O mundo e o homem rural na literatura regional goiana e tocantinense”. 

As aulas serão de 18 de agosto a 15 de dezembro de 2022, às quintas-feiras, das 8h às 11h da manhã, com carga horária de 60 horas. 

As inscrições vão até dia 25 de agosto de 2022 e poderão ser feitas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O curso é aberto a discentes, técnicos da UFT e comunidade externa.

O objetivo do curso de extensão é discutir o mundo rural, seus sujeitos e educação a partir de textos específicos da literatura regional goiana e tocantinense.

Dia de celebrar nossos pedagogos

No dia 20 de maio é comemorado o dia do Pedagogo, o profissional formado em Pedagogia. A data foi instituída pela Lei nº 13.083, de 8 de janeiro de 2015, como forma de homenagear o profissional responsável pelo planejamento e execução das tarefas relacionadas à educação.

Na UFT temos o curso de graduação presencial de Pedagogia nos Câmpus de Arraias, Miracema e Palmas.

Pedagogia - Arraias

O curso do Câmpus de Arraias tem por objetivo maior atender as demandas profissionais do entorno de Arraias, resgatando os múltiplos significados do processo de ensino e de aprendizagem, valorizando o diálogo com as escolas públicas, ambientes educativos escolares e não escolares e a comunidade para difundir o saber aqui produzido e assim efetivar melhorias concretas no processo educacional local e regional.

Para a professora Aline Fagner, coordenadora do curso, “toda pessoa que escolhe atuar no campo da pedagogia precisa e merece valorização e reconhecimento; desde sua formação inicial até o acesso às plenas condições para o exercício da sua prática docente cotidianamente”. E completa “essa valorização e reconhecimento pressupõe inicialmente uma formação humana, competente e consciente do papel desse profissional na formação das novas gerações comprometidas com a construção de um mundo melhor, que todos almejamos. Este é o compromisso do colegiado do curso de pedagogia do Câmpus de Arraias da UFT”.

Todas informações sobre o curso estão na página www.uft.edu.br/pedagoia-arraias

 

Pedagogia - Miracema

O curso de licenciatura em Pedagogia do Câmpus de Miracema tem como objetivo oferecer uma sólida formação teórico-prática e interdisciplinar, balizada nos fundamentos filosóficos, históricos, psicológicos, políticos e sociais que condicionam o fenômeno educativo, bem como nos conhecimentos didático-pedagógicos e da gestão dos processos educativos que tenham como objeto o trabalho pedagógico, que fundamenta a docência, segundo seu Projeto Pedagógico (PPC).

Segundo a professora Dra. Layanna Giordana Bernardo Lima, coordenadora, "o curso de pedagogia do Campus de Miracema está em constantes mudanças, isso porque os nossos docentes defendem um curso de formação consistente, que possibilite ao acadêmico e futuro profissional da educação agir de maneira eficaz nos espaços escolares e não escolares. Como o Pedagogo ocupa um espaço amplo na unidade de ensino, sistema de ensino e nos espaços não escolares, por isso nosso curso organiza atividades didático-pedagógicas com características instigantes e desafiadoras no processo de aprendizagem acadêmico-profissional".

Todas informações sobre o curso estão na página www.uft.edu.br/pedagoia-miracema

Pedagogia - Palmas

O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se a formar professoras para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Anos), nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos – texto retirado do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Todas informações sobre o curso estão na página www.uft.edu.br/pedagoia-palmas

Características do curso da UFT

Modalidade: licenciatura

Duração:  08 semestres

Ingresso: semestral

Período: matutino e noturno

 

Onde trabalhar

O Pedagogo do Curso de Pedagogia da UFT está habilitado para atuar em estabelecimentos escolares públicos ou particulares na modalidade de educação infantil (creche e pré-escola), anos iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5º ano), na educação de jovens e adultos, na educação indígena, na educação do campo, na educação especial, na educação ambiental, educação prisional, educação para o trânsito, nos demais setores administrativos que envolvam trabalhos de secretaria escolar, coordenação pedagógica, conselho de classe, orientação estudantil.  Em universidades nos setores de coordenação do trabalho pedagógico e central de estágio. Em projetos e programas de educação e/ou capacitação de jovens e adultos tais como: alfabetização de adultos, cuidadores de idosos.  Projetos de estudo orientados como cursinho pré-vestibular e brinquedoteca.

Fim do conteúdo da página