Página inicial > Últimas Notícias > Chat GPT como ferramenta de aprendizado é tema de livro de professor de Ciência da Computação
educação e tecnologia

Por Lúcia Moraes | Edição: Daniel dos Santos | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2023, 10h36 | Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2023, 10h36

A Editora da UFT (EdUFT) lança o livro “Do Básico ao Complexo: Aprendendo a Programar em Python com o ChatGPT”, de autoria do professor Eduardo Ribeiro. No livro é feita uma abordagem a respeito do amplo campo da programação de computadores, com ênfase na linguagem Python, uma das mais relevantes na atualidade.

Segundo o professor Eduardo, a iniciativa de elaborar o livro nasceu da aspiração em facilitar a imersão de alunos no universo da programação em Python. “Reconhecemos o desafio inicial que essa disciplina pode representar e, assim, buscamos fornecer uma ferramenta de apoio significativa. O Chat GPT, uma forma de inteligência artificial avançada, se apresenta como aliado fundamental para enriquecer esse processo de aprendizado.”

O ChatGPT, como uma expressão notável dessa Inteligência Artificial, é apresentado aos leitores deste livro, proporcionando uma perspectiva dinâmica e inovadora no ensino e aprendizado. Tal fato reforça a formação acadêmica dos leitores, mas, também, os capacita a adentrar um cenário de mudanças que a inteligência artificial trará em diversas áreas.

A obra deriva da adaptação do material didático desenvolvido para a disciplina de Programação de Computadores, que faz parte da grade curricular da Licenciatura em Computação da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal do Tocantins.

O livro está disponível gratuitamente aqui. https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora

marcador(es): Propesq,EdUFT,Home