Página inicial > Últimas Notícias > Celebrando o Amor Paterno: Dia dos Pais é comemorado neste domingo
Datas Comemorativas

Celebrando o Amor Paterno: Dia dos Pais é comemorado neste domingo

Por Denise Neves | Publicado: Domingo, 13 de Agosto de 2023, 07h32 | Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2023, 11h37

Neste domingo, 13 de agosto, comemoramos o Dia dos Pais no Brasil. Uma data especial destinada a homenagear e reconhecer a figura paterna, é sempre celebrado no segundo domingo de agosto.

Origem

A data surgiu a partir da iniciativa do publicitário Sylvio Bhering, que, em 1953, marcou o dia 16 de agosto como o "Dia do Papai". Ela foi escolhida de forma simbólica, coincidindo com o Dia de São Joaquim, considerado o pai de Maria e avô de Jesus Cristo.

A celebração foi se espalhando por todo o Brasil até que se optou por oficializar o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto, seguindo a mesma tradição do Dia das Mães, que é comemorado no segundo domingo de maio.

União e Afeto

O Dia dos Pais oferece uma oportunidade única para que filhos expressem sua gratidão e apreço pelos pais, avôs e outras figuras paternas em suas vidas. É um momento para presentear com carinho, passar tempo juntos e refletir sobre a importância do vínculo paterno. A data não se limita a laços sanguíneos, mas também celebra padrastos, tios e outros que desempenham um papel significativo na jornada de crescimento de alguém.

A seguir alguns depoimentos de pais da UFT sobre o que a paternidade representa na vida deles.

"Os filhos nos mostram a beleza de estar nesse mundo e se constituem na fortaleza que dá sustentação e sentido à vida". Idemar Vizolli, docente, pai de 5 filhos Tuíra (falecida), Iaraí (31), Nariê (26), Júlia (10) e Josep (9).

"Nunca pensei que ser pai seria experimentar os sentimentos mais incríveis neste mundo. É tanto amor que chega a doer. Sou grato todos os dias por fazer parte da vida dessa ser humaninha. Agora eu entendo os movimentos dos astros ao redor do Sol." Robinson Luiz, de 43 anos, técnico de audiovisual do curso de Letras-Libras no Câmpus de Porto Nacional e pai de Cecília Maria de 4 anos.

"Ser pai é tentar doar o melhor de mim dia após dia; é se emocionar com os gestos mais singelos como o primeiro "papa"; é procurar ser uma pessoa melhor e passar isso aos meus filhos para que eles tenham bons exemplos para seguir; é gratidão por ser agraciado com essa missão tão nobre e ao mesmo tempo tão complexa; ser pai é amor que se constrói a cada dia vivido ao lado dos meus filhos.

A paternidade é o amor que transforma, é acordar a cada manhã em busca do melhor aos nossos frutos.

Ser pai não é tarefa fácil, mas é cotidianamente prazerosa!

É um caminhar de ensinar e aprender, muito mais aprendizado porque a cada dia se descobre coisas novas, barreiras que pareciam intransponíveis mas que o amor paterno nos empurra a superá-las.

Ao me tornar pai passei a enxergar o mundo sob uma nova perspectiva, acredito que melhor, menos egoísta e mais altruísta, mais paciente e olhando mais para doar do que receber.

Ser pai é ter uma alegria inominável com o sorriso dos meus filhos, é sentir prazer apenas em contemplá-los; é me sentir feliz por poder abraçá-los todos os dias e sentir o "cheirinho tão peculiar dos meus pequenos"; é também um tanto de preocupação se poderemos contribuir com a melhor educação para eles.

Ser pai é gratidão, é amor, é sentimento puro e genuíno que nos torna maior e mais fortes.

Se pudesse traduzir a paternidade em poucas palavras eu diria que "é o amor que se constrói". Kelson Póvoa Costa - acadêmico de Direto/Palmas e pai dos gêmeos João Gregório e Helena (1 ano e 5 meses)

"Ser pai é uma escolha, que está intimamente ligada à responsabilidade sobre todas as decisões tomadas, todos os erros e acertos cometidos que impactam a vida de nossos filhos. Essa escolha nos faz refletir sobre nossas falhas e limitações, diante dos desafios diários da paternidade e incertezas da vida. No entanto, temos a esperança de que no futuro, ao olhar para traz, perceber que tivemos mais acertado do que tropeços, entregando para o mundo filhos com a capacidade de desenvolver uma vida plena, feliz e em paz consigo e com os outros.

Nesta caminhada de ser pai, aprendemos a nos conhecer melhor e sermos mais resilientes na vida. Também valorizamos muito mais os pequenos momentos e a companhia das pessoas que amamos, em especial os nossos filhos". Heverton Silva de Camargos - docente de Engenharia Elétrica e pai de Camila Caponi de Camargos (14 anos) e de Helena Caponi de Camargos (12 anos).

Aproveito para parabenizar o Fernando, pai dos meus filhos Inácio e Maria Alice e ao meu pai, José Neves, que apesar de falecido há 28 anos, será sempre meu pai.