Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Editora da UFT lança pesquisa inédita sobre didática da Educação Superior
Início do conteúdo da página
Lançamento

Editora da UFT lança pesquisa inédita sobre didática da Educação Superior

Por Lúcia Moraes | Edição: Liz Castro | Publicado: Sexta, 07 de Julho de 2023, 17h48 | Última atualização em Sexta, 07 de Julho de 2023, 17h48

O e-Book lançado pela Editora da UFT (EdUFT) é uma pesquisa inter-regional sobre a formação de docentes na pós-graduação stricto sensu por meio da disciplina curricular Didática da Educação Superior ou outra terminologia. 

A pesquisa organiza e sistematiza propostas de ensino para a formação pedagógica de docentes para a Educação Superior no período de 2020 a 2022, desenvolvidas nos cursos de pós-graduação nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os dados foram coletados pelo envio dos planos de ensino e pela aplicação de questionários online.

Para a professora Ilma Passos Veiga, emérita da UnB, e uma das organizadoras da obra: “No campo da educação em geral e da Pedagogia, Didática e Metodologia, muito se tem produzido, objetivando a melhoria da qualidade da formação pedagógica de docentes que atuam na Educação Superior. Ainda assim, no momento, a formação convive com problemas difíceis e não respondem a demandas pedagógicas urgentes”. 

A professora destaca ainda alguns desses empecilhos enfrentados no processo de melhoria da formação pedagógica para o Educação Superior: “Em linhas gerais, algumas dificuldades são: o distanciamento epistemológico entre Pedagogia, Didática e Metodologia; o desprestígio da formação pedagógica de docentes que atuam na graduação e na pós-graduação; e a expansão sem precedentes de ofertas das disciplinas didáticas da Educação Superior ou Metodologia da Educação Superior de forma técnica, pouco criativas e, na maioria das vezes, embasadas nas centenárias Metodologias ativas, já superadas”.

Na UFT, os professores dos programas de educação do acadêmico e do profissional participaram da pesquisa e, conforme Damião Rocha, um dos organizadores, e coordenador do Mestrado Profissional de Educação, a obra: “visa contribuir com estudos e resultados de pesquisas realizadas, para a formulação e implementação de políticas públicas, diretrizes e ações voltadas para Formação/Desenvolvimento Profissional Docente para a Educação Básica e Superior, em articulação e parcerias com outras redes e fóruns, em âmbito nacional e internacional, com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil”. 

O professor recorda ainda que em 2017, a UFT sediou o VII Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior (Enforsup) e do II Encontro Internacional sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior (Interfor), o que contribui para a consolidação dos programas de educação por meio da rede Rides e que agora lançam pela EdUFT a pesquisa realizada nas três regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Para Kelber Abrão, presidente da EdUFT, “esta é uma obra que reflete o empenho e a competência profissional, acadêmica e científica dos professores da UFT que ministram aula no Mestrado em Educação (Acadêmico e Profissional) e do Doutorado em Educação em Amazônia, reverberando a importância científica destes programas de pós graduação na formação de profissionais para a docência”, pontuou. 

O link para download da obra está disponível aqui

registrado em:
marcador(es): Palmas,EdUFT,Home
Fim do conteúdo da página