Página inicial > Últimas Notícias > Professor da UFT compõe o Comitê de Assessoramento de Agronomia do CNPq

Professor da UFT compõe o Comitê de Assessoramento de Agronomia do CNPq

Por Liz Castro | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 27 de Junho de 2023, 17h59 | Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2023, 15h02

O professor Renato Sarmento, coordenador do Programa de Pós Graduação em Produção Vegetal da UFT, Câmpus de Gurupi, fará parte do Comitê de Assessoramento de Agronomia (CA-AG) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Conselho Deliberativo (CD) do CNPq, em reunião realizada no dia 14 de junho, escolheu o professor Renato de Almeida Sarmento para compor o Comitê de Assessoramento de Agronomia, com mandato de 01 de julho de 2023 a 30 de julho de 2026.

Os Comitês de Assessoramento destinam-se a prestar assessoria ao CNPq na formulação de políticas nacionais de pesquisa científica e tecnológica, bem como na avaliação de projetos e programas relativos à sua área de competência, além da apreciação das solicitações de bolsas e auxílios.

Para compor os comitês de assessoramento do CNPq, o pesquisador é selecionado de acordo com sua área de atuação e conhecimento científico. Eles são escolhidos periodicamente pelo Conselho Deliberativo, com base em consulta feita à comunidade científico-tecnológica nacional.

Entre algumas das atribuições que os selecionados terão: propor editais relacionados com as atividades regulares dos programas de formação de pesquisadores e de estímulo à pesquisa científico-tecnológica; julgar e acompanhar as propostas de apoio à pesquisa e de formação de recursos humanos em todo o país; entre outras atribuições.

Renato Sarmento demonstrou sua gratidão em fazer parte do Comitê científico do CNPq: “Para mim significa o reconhecimento, em âmbito nacional, de um trabalho sério que venho realizando na UFT e com o meu grupo de pesquisa, desde que ingressei na instituição, em 2008”, disse o pesquisador.

Luís Eduardo Bovolato, reitor da UFT,  prestou seus agradecimentos ao professor Renato e explicou o que essa escolha  significa para a Instituição : “O CNPq tendo escolhido para compor esse comitê de assessoramento o professor Renato Sarmento demonstra que a UFT tem em seu quadro pesquisadores de referência nacional e até internacional. Quando o CNPq faz um convite dessa natureza, isso é sustentado pelo currículo do professor, pela sua produção científica, relevância de seus trabalhos, e pelo impacto que seus artigos e pesquisas promovem na ciência de maneira geral. Nós, da UFT, ficamos bastante satisfeitos com  isso e desejamos ao professor Renato  muito sucesso nessa contribuição que dá para a ciência brasileira”.