Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus da UFT em Gurupi realiza Arraiá da Bike Caipira em alusão os 20 anos da UFT
Início do conteúdo da página
UFT 20 ANOS

Câmpus da UFT em Gurupi realiza Arraiá da Bike Caipira em alusão os 20 anos da UFT

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2023, 16h10 | Última atualização em Quarta, 21 de Junho de 2023, 16h14

Na manhã do último domingo, 18 de junho, o Câmpus da UFT em Gurupi realizou o Arraiá da Bike Caipira, evento em comemoração aos 20 anos da Universidade. O Arraiá da Bike teve como principal objetivo envolver a comunidade de Gurupi com o ambiente universitário através  do ciclismo com tema de festa junina. Além do percurso de 38 km percorridos do centro da cidade até o Câmpus da Universidade, também foi servido café da manhã junino para todos os participantes; e os ciclistas que concluíram o percurso receberam medalhas. Também  foram arrecadados alimentos que serão doados para a Casa do Estudante de Gurupi. O evento foi encerrado com o sorteio de uma bicicleta. Aproximadamente 300 pessoas participaram do Arraiá.

Entre as autoridades que marcaram presença no evento estavam a prefeita de Gurupi, Josi Nunes; o vice-presidente  da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Marcelo Antônio Leão; a secretária de Ciência e Tecnologia e Inovação de Gurupi, Talita Pereira; a pró-reitora de Extensão Cultura e Assuntos Comunitários da UFT, Maria Santana Milhomem; o superintendente de Comunicação da UFT, Kleber Abreu. Os ciclistas que participaram do pedal contaram com todo um aparato de segurança que incluía tanto uma rede de apoio para garantir alimentação e hidratação durante todo o trajeto percorrido, como também um seguro individual para cada inscrito. O evento foi apoiado pela Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), pelas empresas gurupienses Bicicleta & Companhia e Supermercado Beira Rio. 

Marcela Garcia, servidora do Câmpus de Gurupi que organizou o evento, destacou o sentimento de solidariedade e fraternidade despertado pelo Arraiá. “Foi um passeio, onde os ciclistas mais experientes ajudaram e acompanharam os ciclistas iniciantes  e aqueles que não tinham muita experiência. Nós tínhamos aqui ciclistas vencedores de eventos de ciclismo nacional, regional e mesmo esses, que pedalam em competições a 40, 50 km/h  estavam pedalando a 15 km/h para ajudar aqueles que não tinham experiência. Foi um pedal solidário, porque além de todos ajudarem, nós fomos conversando, tivemos duas paradas durante o percurso para hidratação e alimentação”, relembrou  Marcela. 

A atual diretora do Câmpus de Gurupi, Niléia Cristina da Silva, ressaltou que a forma escolhida pelo Câmpus para celebrar os 20 anos da UFT foi de encontro com o perfil e com a identidade do mesmo. “A escolha da temática do  evento para comemorarmos os 20 anos de UFT refletiu perfeitamente Câmpus de Gurupi, uma vez que não somos um Câmpus que oferta unicamente ensino de qualidade, pesquisa e extensão, mas um Câmpus que também se preocupa com qualidade de vida, que incentiva a prática esportiva e que acolhe não só a comunidade acadêmica, mas toda a comunidade externa em um ambiente aconchegante, divertido e seguro”, destacou a Niléia. O professor Rodrigo de Castro Tavares, que ocupava o cargo de diretor do Câmpus de Gurupi na ocasião do evento, evidenciou a importância da parceria entre as instituições envolvidas no evento. “ Eu vejo com entusiasmo essa parceria da Universidade com a iniciativa privada para fomentar essas ações, como os eventos esportivos, culturais que vão incentivar a prática esportiva e também dar visibilidade ao Câmpus de Gurupi, sua estrutura, para conhecer as áreas específicas dentro do Câmpus, atrair a comunidade para dentro do Câmpus e fomentar os esportes”. 

Para o vice-presidente da CBC, Marcelo Leão, o evento foi um sucesso e atingiu o objetivo esperado, pois além de integrar a comunidade universitária com a comunidade externa, foi pautado pela segurança e cuidado com os participantes. “Foi um evento maravilhoso; atingiu todas as metas, com toda a segurança que tinha que ter, com batedores da Polícia, desde a saída e dentro da cidade até o início do asfalto. Foi um evento com muito bem organizado, com com todo o apoio, com água, fruta, caminhão para  apoio, veículos de apoio. A recepção foi maravilhosa, muito bem organizada e agradou a todos, inclusive, às famílias que não pedalaram, mas que posteriormente foram aproveitar o Arraiá. Um evento para a comunidade, um evento que os atletas estavam esperando e foi ótimo. Parabéns aos organizadores”, concluiu o vice-presidente.

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página