Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cerimônia em comemoração aos 20 anos da UFT é realizada no Câmpus de Palmas
Início do conteúdo da página
UFT 20 ANOS

Cerimônia em comemoração aos 20 anos da UFT é realizada no Câmpus de Palmas

Por Caroline Carvalho, Glenda Barros e Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 25 de Mai de 2023, 16h32 | Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2023, 17h16

Na noite dessa terça-feira, 23 de maio, foi realizada no Auditório do Cuica,  Câmpus de Palmas, a cerimônia oficial  em comemoração aos 20 anos da Universidade Federal do Tocantins. A festa foi marcada por muita emoção e contou com a presença de autoridades, professores, técnico-administrativos e estudantes de todos os câmpus. Na ocasião, foram relembrados importantes marcos da Universidade ao longo de suas duas décadas e os presentes foram brindados com apresentações artísticas de cantores e grupos regionais. Genésio Tocantins, Braguinha Barroso,  Dorivan, Lucimar e Tambores do Tocantins foram alguns dos convidados para animar a noite.

Entre os momentos mais marcantes da celebração, está a entrada das delegações no auditório, onde servidores, estudantes, docentes e gestores de todos os câmpus ajudaram a reconstituir um pouco da história da UFT. Outro destaque da festa foi a homenagem prestada aos primeiros gestores da UFT e  às professoras e pesquisadoras que contribuíram para que a Universidade garantisse relevância nos campos de ensino, pesquisa e extensão no país. Durante a cerimônia também foi entregue o prêmio ao vencedor do concurso do Hino Oficial da UFT, que foi executado pela primeira na ocasião. O superintendente estadual dos Correios realizou a obliteração do selo de 20 anos da UFT. Ao final da cerimônia, foi servido um coffee-break para os presentes. 

Autoridades parabenizam a UFT

No decorrer da cerimônia, autoridades institucionais lembram momentos que viveram na Universidade desde sua implantação, em 2003, e comemoraram a chegada dos 20 anos,  com muita emoção. O reitor, Luis Eduardo Bovolato, que foi um dos primeiros servidores a ingressar na UFT,  destacou o sentimento de gratidão de fazer parte da história da Universidade: “Hoje é um dia muito emocionante, um dia muito especial e que vai ficar marcado na história da nossa Universidade. E pelo que eu senti, pelo que eu percebi nessa noite de hoje, neste espaço, valeu todos os meus 20 anos de UFT. Então eu só tenho a agradecer a todos, nossos professores, nossos servidores técnicos administrativos, nossos estudantes, nossos parceiros, nossos amigos, enfim, a toda sociedade tocantinense. Eu me sinto honrado, muito agradecido por ter tido a oportunidade de conviver com vocês que fizeram parte desta história, contribuindo para o desenvolvimento desta Universidade jovem, vibrante, alegre e tão essencial para nossa sociedade”, ressaltou o reitor.

O reitor pró-tempore da UFNT,  Airton Sieben, também  destacou o papel da UFT no suporte à criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins: “Para mim é uma grande satisfação estar aqui, nesta noite, comemorando os 20 anos da Universidade Federal do Tocantins. É uma satisfação porque eu acompanho essa história desde 2004, sou um dos primeiros professores que chegaram no Tocantins para compor essa Universidade e, hoje, comemorando esses 20 anos. E, agora, mais como reitor Pró-Tempore da Universidade Federal do Norte do Tocantins, a qual é desmembramento da UFT, nossa Universidade-mãe, nossa Universidade Madrinha, nossa irmã. Então é muito importante  estarmos aqui, junto com a comunidade da UFT nessa festa com os professores, com os técnicos-administrativos, com os estudantes. Muitos já passaram por aqui e outros virão ainda. Todos estão de parabéns pelo grande sucesso, pela importância desta universidade para a sociedade do Tocantins como um todo”.

O diretor do Câmpus de Palmas, Moisés Arantes Neto, parabenizou a toda comunidade acadêmica pela união de esforços que possibilitaram à Universidade chegar aos 20 anos. “Hojé é um dia importantíssimo para todos nós da comunidade UFT. Comemorar os 20 anos da nossa Universidade, ver essa celebração lindíssima, encontrar os colegas, técnicos, professores, alunos, gestores, todos com um sorriso no rosto, afinal de contas essa Universidade é nossa. E olha só, são 20 anos de UFT e que venham mais 20 pela frente. Parabéns UFT!”, frisou o diretor. O superintendente estadual dos Correios, José Luís da Cunha Filho, também aproveitou o momento festivo para reafirmar a parceria de longa data com a UFT. “Parabenizo a UFT pelos seus 20 anos e espero estar aqui daqui a 20 anos para comemorar as próximas duas décadas com vocês! Parabéns  e os Correios sempre vão estar à disposição em parcerias e em jornadas  que estaremos juntos!”, ressaltou o superintendente.

Eduardo Cezari, pró-reitor de Graduação, salientou que a cerimônia foi um momento histórico que demonstrou a relevância da trajetória da UFT. “Hoje nós estamos aqui para comemorar os 20 anos da UFT, é um momento histórico para todos nós, para estudantes, professores, servidores técnicos, toda a comunidade e todos aqueles que em algum momento fez parte da história da Universidade e com certeza, além de ser um momento de muita emoção, é um momento que a gente revive também muitas de nossas histórias, muitas das nossas lutas e tudo aquilo que a gente já viveu dentro da Universidade. E vamos continuar lutando e buscando a melhoria da Universidade, todos os dias. Parabéns UFT, parabéns aos 20 anos e que venham mais vinte, mais quarenta e mais 100 anos!”  felicitou o pró-reitor. 

O pró-reitor de Assuntos Estudantis,  Kherlley Barbosa, lembrou o esforço conjunto, para o fortalecimento da UFT e desejou vida longa à Universidade: “Nessa data, eu gostaria de cumprimentar toda a comunidade universitária da nossa grandíssima UFT. São 20 anos de lutas, de batalhas e de sucesso, que nós aqui trabalhamos pelo desenvolvimento da ciência, pela transformação cidadã dos nossos jovens e é com muita satisfação que hoje eu cumprimento todos. E vamos para frente UFT, que venham mais 20 anos”.  Maria Santana Milhomem, pró-reitora de Extensão, destacou que apesar da sua jovialidade, a UFT já se consolidou  como uma das universidades de referência da região norte. “Esse momento é um momento ímpar! 20 anos pode parecer pouco, mas para nós que estamos aqui na Universidade, que estamos aqui a todo tempo fazendo as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, significa muito!”, ressaltou a pró-reitora.

Servidores orgulham-se da UFT

O aniversário não seria o mesmo sem os servidores, sejam eles técnicos ou professores, que trabalham todos os dias para melhorá-la continuamente e garantir que a UFT siga oferecendo um ensino de qualidade à comunidade. Docente do curso de Administração do Câmpus de Palmas, André Pugliese, comenta que a história da instituição perpassa a história dele, a de sua família e a do estado. “É uma alegria muito grande participar desta data comemorativa. Para mim, em especial, porque sou professor da UFT, sou aluno da UFT e minha filha é aluna da UFT. A Universidade tem um papel muito importante como vetor de desenvolvimento econômico  do estado do Tocantins e essa data é para a gente comemorar os feitos de tudo aquilo que a UFT agrega para o Tocantins”. 

Heitor Oliveira, professor do curso de Teatro e Música EAD, esteve presente em boa parte da existência da UFT. Trabalha na instituição há 15 anos. Durante esse tempo, a Universidade simbolizou para ele oportunidade. ''Para mim, a UFT representa um espaço no qual eu pude desenvolver a minha carreira acadêmica, desenvolver as minhas propostas como um profissional das artes; é um prazer imenso trabalhar aqui e contribuir com a história dessa instituição''. 

Tradutora e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) há 9 anos, Heloísa Cunha, brinca que fez parte de quase metade da história da UFT. Ela alegra-se ao mencionar os esforços da Universidade para se tornar um ambiente mais diverso e inclusivo. ''Atuo nos cursos de graduação e pós-graduação e nos vídeos institucionais. Para mim, é um orgulho fazer parte de tudo isso e estar aqui presente hoje, nesta conquista, que cada vez fomenta mais a acessibilidade e a diversidade. É uma satisfação estar aqui''.

Até mesmo os servidores recém chegados se sentem parte da família. Tedson Souza, professor do curso de Jornalismo, fala que se sentiu muito acolhido desde que chegou. ''Eu estou muito feliz em chegar nessa casa. A UFT me abraçou e eu já abracei a UFT. Adoro essa universidade, porque é uma universidade da diversidade. As minhas turmas na UFT são as mais diversas que eu encontrei e estou muito feliz em construir conhecimento com essa galera!''.

Estudantes celebram a Universidade

Os estudantes também são protagonistas nesses vinte anos de história. Presentes no evento, os discentes exaltam, orgulhosamente, suas trajetórias na universidade, assim como o trabalho realizado pela UFT ao longo destas duas décadas.

Na terceira graduação, Michelle Vegas, que se autodeclara a “lenda viva da universidade”, estava presente no evento. A estudante de Direito, que lutou pela implantação da UFT em 2000, no movimento SOS Unitins, expressa o orgulho em fazer parte destes vinte anos. “Sou muito feliz por fazer parte da história da UFT. Eu era uma das estudantes que estavam no movimento de criação da universidade, porque a sociedade tocantinense merecia ter uma universidade pública federal. Outro fato da história da nossa universidade que me orgulha muito é a implantação da Lei de Cotas, que garantiu às minorias o acesso ao ensino público de qualidade. Hoje, eu faço Direito na UFT, mas, anteriormente, concluí o curso de Ciências Contábeis. Também estudei Economia, mas acabei desistindo no final”, comenta.

O estudante do curso de Direito da UFT, Yan Studart, ressalta que o trabalho que a universidade vem realizando será transformado em capital cultural e profissional para o estado. “Há vinte anos, a UFT promove diversidade, cultura e acesso à informação. Esse trabalho maravilhoso que a universidade vem fazendo, tanto em âmbito nacional quanto internacional, vai trazer benefícios para o nosso estado, que está se desenvolvendo e que cada vez mais pessoas de fora vêm para estudar aqui”, afirma.

Para Henrique Américo Garcia, estudante de Jornalismo, estudar na UFT garantirá a ele a continuação do legado da família. “A UFT representa um sonho, batalhado por mim e pelos meus pais, desde sempre, que me apoiam todos os dias. Aqui, eu tenho a oportunidade de continuar a linhagem de jornalistas da minha família: tudo começou com o meu pai e minha irmã, ambos jornalistas. Na UFT, alcancei e, agora, realizarei o sonho de também me tornar um jornalista”, expõe.

“Foi preciso muita superação para entrar na UFT. Não foi fácil. Estou aqui por meu mérito, porque estudei muito para estar vivendo e usufruindo o melhor do ambiente universitário. Passei em 2021, ainda na pandemia, em que tudo estava fechado. Mas nos adaptamos e conseguimos voltar ao normal. Parabéns,UFT, pelos seus vinte anos!”, comemora Ramon Tomaz, estudante de Filosofia na universidade.

A estudante de Jornalismo, Yvana Felisbela, revela que deixou Araguaína, sua cidade natal, para seguir o sonho de ser jornalista e estudar em uma universidade federal. “A universidade para mim é tudo: me orgulho em fazer parte desses vinte anos, de estar na UFT, de como entrei na universidade e, principalmente, de estudar numa federal. É a universidade que me entrega profissionalismo e muito aprendizado. Feliz aniversário, UFT! Obrigada!”, declara a discente.

Fim do conteúdo da página