Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Egresso de sucesso: Luan Xavier usou a base do curso de Administração para alavancar negócio familiar
Início do conteúdo da página
Egresso de sucesso

Egresso de sucesso: Luan Xavier usou a base do curso de Administração para alavancar negócio familiar

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 03 de Mai de 2023, 09h42 | Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2023, 14h27

O jovem de 25 anos administra o Fervedouro e Pousada Bela Vista, no município de São Félix do Jalapão, ao lado da família 

Qual é o peso de um curso superior na vida de uma pessoa? Como uma graduação pode transformar a realidade de um jovem e  também o lugar onde se está inserido? Essas são perguntas que fazem o jovem empreendedor Luan Rodrigues Rocha Xavier, egresso do curso de Administração da UFT, voltar no tempo. Ele, que administra, junto com a família,  o Fervedouro e Pousada Bela Vista, empreendimento localizado no município de São Félix do Tocantins, na região do Jalapão, a aproximadamente 260 km de Palmas, é o segundo membro da família a concluir um curso de nível  superior. Numa história cheia de reviravoltas inesperadas, a Universidade Federal do Tocantins e o curso de Administração  têm um lugar reservado, com carinho, nas memórias deste tocantinense.

O jovem, que é quilombola da Comunidade Boa Esperança, nascido e criado em São Félix, deixou o município em 2015 com objetivo de cursar Direito, em Palmas. Luan chegou a iniciar a graduação em Direito em uma instituição privada, mas as condições financeiras não permitiram que ele continuasse o curso. Foi nesse momento que a UFT começou a fazer parte da história de Luan. Em 2016,  o jovem foi aprovado no Vestibular da Universidade para o curso de Administração. E, embora o curso tenha sido fundamental para o desenvolvimento de suas habilidades administrativas, a Administração não era sua primeira opção no vestibular. “Eu caí de paraquedas. Minha primeira opção no Vestibular não era Administração, eu não me recordo qual era, mas a segunda era Administração. Foi quando passei, em 2016, para cursar em 2017/1 e  falei ‘vou fazer!’ Entrei pelas cotas para quilombolas, sou quilombola e assim eu iniciei o curso”, relembra Luan.

Seu ingresso na graduação em Administração coincidiu com o período em que o Jalapão foi o cenário das gravações da novela O Outro Lado do Paraíso, da TV Globo, e o Fervedouro Bela Vista, que pertence à família de Luan,  foi escolhido para ser um dos locais em que a trama se passava. Esse fato fez o número de turistas aumentar na região, e  Luan passou a aplicar os conhecimentos obtidos em sala de aula nas atividades da empresa: “Aqui, as visitas ao fervedouro estavam iniciando, só tínhamos esse atrativo, não tínhamos a pousada. Então, eu comecei a cursar Administração e fui gostando, dentro do próprio curso a gente foi construindo o modelo de administração da empresa e foi evoluindo. Foi quando percebi que tinha caído no curso certo. Passei meus três anos e meio dentro da UFT aplicando os meus conhecimentos, aqui na empresa. Cursar Administração na UFT foi primordial, é um curso que eu amo”.

Com o Jalapão no centro das atenções, era a hora de ampliar o empreendimento,  e passar a oferecer alimentação e hospedagem para os turistas que vinham em busca das belezas do fervedouro. Segundo Luan, a UFT também foi importante nesse processo. Entre as contribuições da Universidade nesse sentido, ele relembra o processo de elaboração do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado Satisfação dos clientes quanto  à organização do atrativo turístico Fervedouro Bela Vista do Jalapão, que foi pautado em seu próprio negócio: “A UFT tem muito nesse processo. Foi a instituição pela qual eu me formei,  graças a Deus tive ótimos professores que contribuíram com a construção do conhecimento. Inclusive, com meu TCC, que foi baseado aqui, eu pude ampliar muitas coisas, que eram detalhes que faltavam para os hóspedes, pontos de melhoria, porque a gente não veio de um ramo de hotelaria, então era tudo muito cru e recente, digamos assim. A UFT contribuiu, sim, na construção de conhecimento e no processo de agregar valores para que eu pudesse passar para a empresa”.  

Luan também recorda  com apreço as aulas dos professores Kleber Abreu, que foi seu orientador de TCC na reta final da graduação; e Suzana Gilioli, professora da disciplina de Estágio Supervisionado: “ Meu orientador foi um ótimo professor, que é o professor Kleber. Ele é excelente, me deu várias dicas na construção do TCC e deu tudo certo. A professora Suzana teve um papel muito importante nessa jornada. Ela é muito querida no curso, porque ela é uma professora paciente e consegue passar para os alunos exatamente o que eles precisam, entendendo as especificidades de cada um”, conta Luan. Com os conhecimentos obtidos no curso de Administração da UFT, Luan também pôde devolver para a sua comunidade um pouco daquilo que aprendeu na Universidade,  atuando como administrador financeiro da Comunidade Quilombola Boa Esperança.

O apoio aos projetos da UFT na região  do Jalapão

Além do atrativo turístico do fervedouro, o empreendimento de Luan conta hoje com restaurante, pousada, área de lazer e lojinha. Ele administra o negócio  ao lado do pai, Gercimar da Silva Xavier, que cuida da parte operacional; também Imelda Rodrigues Rocha Xavier, mãe de Luan, que cuida da logística relacionada ao restaurante; e do irmão, Lucas Rocha Xavier, que atua como guia de turismo. O negócio também tem parcerias com agências de turismo que atuam na região e com o Sebrae. Além de contribuir para o desenvolvimento da região, o empreendimento também dá oportunidade de capacitação e trabalho para os moradores da região. A maior parte dos colaboradores do Fervedouro e Pousada Bela Vista são moradores de São Félix e municípios vizinhos.

Exatamente por entender a importância da educação no processos de transformação de realidades, Luan e sua família têm apoiado projetos da UFT que visam ampliar o acesso de estudantes das comunidades quilombolas da região do Jalapão ao ensino superior, através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), coordenado na UFT pela professora Suzana Gilioli; e tendo como braço de apoio, na região, o professor Adriano Castorino. O apoio oferecido pelo egresso é tanto direto, com o transporte de materiais que são levados de Palmas até o município de São Félix, trajeto de aproximadamente 260km; quanto indireto, no oferecimento de apoio logístico, de alimentação e hospedagem para equipes da UFT em viagens à região.

“A primeira coisa que a gente tem que observar é a importância do conhecimento na vida das pessoas que vivem aqui. Todos têm direito ao conhecimento. E nós aqui jamais poderíamos deixar de apoiar a UFT nesse processo de trazer conhecimento para as pessoas que residem aqui; porque, às vezes, elas  não têm condições de ir para fora, como outros foram batalhar. Então é importantíssimo ter e continuar essa parceria, exatamente porque a gente está formando pessoas. É conhecimento que está chegando para as pessoas aqui do local e que posteriormente vai significar retorno aqui para nossa sociedade, porque são pessoas que vão avançar, principalmente na formação das nossas crianças que aqui estão ”, ressalta Luan. 

Fazendo um balanço de sua trajetória até o momento,  o egresso reforça a importância do curso superior no seu desenvolvimento e como ele mudou sua vida e de todos ao seu redor: “ De um dia para noite, eu caí de paraquedas no curso de Administração e hoje ele é a minha base de tudo. Assim, eu aprendi, dentro da UFT, aplicar as teorias da administração na prática, no meu próprio empreendimento. Como eu estava construindo a minha formação e, ao mesmo, tempo a empresa, conseguia aliar muita coisa. Isso foi muito importante  e deu certo. Hoje estamos aqui. É claro que eu ainda tenho muito que aprender, conhecimento nunca é demais e como empreendedor, é importante sempre estar buscando novidades, mas o curso foi essencial, porque pude enxergar onde melhorar”.  

O egresso também deixa mensagem para os estudantes da UFT,  em especial aos estudantes de Administração: “ Primeiro, eu falo para eles não desistirem, porque temos uma taxa de pessoas que, principalmente no curso de Administração, iniciam mas não chegam a concluir. Mas é importante lembrar, que administrar não é apenas cuidar do negócio do outro, você pode ser o dono do seu próprio negócio e existem diversas oportunidades na área e que se você  tiver essa base da Administração, você consegue ir além. Eu deixo essa mensagem para que não desistam. É um curso que trabalha  muitas áreas da sua vida e que vai contribuir para você poder tanto ser um empreendedor de sucesso, ou atuar na administração pública. Enfim, o curso de Administração é uma base”, conclui o egresso.

 

registrado em:
marcador(es): Home,Egressos,Administração
Fim do conteúdo da página