Página inicial > Últimas Notícias > Receitas de pratos regionais do Tocantins são tema de nova publicação da EdUFT
novidade

Receitas de pratos regionais do Tocantins são tema de nova publicação da EdUFT

Por Carol Azevedo | Edição: Virgínia Magrin | Publicado: Sexta, 30 de Dezembro de 2022, 09h18 | Última atualização em Sexta, 30 de Dezembro de 2022, 16h35

Com destaque para a alimentação típica do estado e pratos à base de ingredientes genuinamente tocantinenses, o livro Receitas Regionais do Tocantins foi lançado nesta quinta-feira (29) no site de periódicos da Editora da Universidade Federal do Tocantins (EdUFT). A obra foi organizada pela professora Drª. Sônia Lopes Pinto, do curso de Nutrição da UFT, Bianca Dias Correia e Geórgia Correa Alencar.

A publicação é fruto do Projeto de Enfrentamento e Controle da Obesidade no Âmbito do SUS (ECOA-SUS/TO), coordenado pelo curso de Nutrição da universidade. “O livro é produto de um curso que ofertamos para todo estado, no qual participaram mais de 400 profissionais da Atenção Primária de Saúde com o intuito de capacitar esses servidores no combate à obesidade no âmbito do SUS”, explica Sônia.

Ela conta ainda, que entre as atividades desenvolvidas no projeto, estava a que os profissionais enviaram receitas culinárias típicas de regiões do Tocantins, pautadas por alimentos regionais, de uma tradição culinária herdada de gerações. “Isso expressa a diversidade dos nossos sabores, aromas e texturas na comida, desde o Bico do Papagaio ao Cantão. É um livro que resgata e valoriza a culinária tipicamente tocantinense”, afirma Sônia, uma das organizadoras da publicação.

Para o presidente da EdUFT, professor Kelber Abrão, esta é a primeira obra da Editora com esse fim. O mesmo acredita que outras obras semelhantes virão na sequência, pois o Tocantins tem se destacado no cenário gastronômico, a exemplo do distrito de Taquaruçu, região serrana da capital, que vira palco do maior evento gastronômico da região Norte do país.

O livro está disponível no formato e-book, neste link:  https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/issue/view/680.

marcador(es): Nutrição,EdUFT,Home