Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Escuta Solidária é premiado em 1º lugar na Mostra Ligia Py

Projeto Escuta Solidária é premiado em 1º lugar na Mostra Ligia Py

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 07 de Outubro de 2022, 10h10 | Última atualização em Sexta, 07 de Outubro de 2022, 17h12

Momento da Premiação na Mostra Ligia Py (Foto: Divulgação)Momento da Premiação na Mostra Ligia Py (Foto: Divulgação)O Projeto “Projeto Escuta Solidária: universidades no apoio às pessoas idosas em tempos de pandemia” foi agraciado com o 1º lugar no Prêmio Mostra Ligia Py - Experiências e projetos exitosos, nas áreas da inclusão social, digital e da intergeracionalidade, ocorrido durante a realização do VI Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo, em 30 de setembro último na cidade de São Paulo (SP). Nesta edição, o evento abordou o tema "Velhices Cidadãs - Envelhecimento no mundo digital", em referência ao desafio da presença e inclusão digitais lançado às pessoas idosas no período que vivemos e ainda vivenciamos com a pandemia de Covid-19.

O prêmio Mostra Ligia Py tem entre seus princípios e objetivos a valorização, estímulo, disseminação e incentivo à visibilidade para experiências inovadoras que contribuíram e contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, "tendo como referência conceitual o documento da Organização Mundial da Saúde intitulado Envelhecimento Ativo: Uma Política de Saúde", complementa a informação dada pela organização do evento.

O Projeto

Premiação Mostra Ligia Py (Foto: Divulgação)Premiação Mostra Ligia Py (Foto: Divulgação)O Projeto Escuta Solidária tem a coordenação das professoras Dr.ª Maria Sortênia Alves Guimarães Miele (Universidade Federal do Tocantins - UFT), Dr.ª Andréia Queiroz Ribeiro (Universidade Federal de Viçosa - UFV) e Dr.ª Daniella Pires Nunes (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp). Com o distanciamento social necessário à prevenção da Covid-19, os idosos tiveram importantes prejuízos de ordem física, cognitiva e social.

Diante do cenário, as docentes das três universidades públicas (UFT, UFV e Unicamp) se mobilizaram para, em conjunto, entabular o projeto de extensão que objetivou ofertar escuta qualificada (com atendimento psicológico on-line), orientação nutricional e de cuidados em saúde, além de proporcionar atividades voltadas à estimulação cognitiva e de inclusão digital da pessoa idosa e à troca intergeracional. Muitas dessas ações foram ampliadas para o público não acompanhado diretamente pelo projeto, como pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência.

De acordo com informações prestadas por integrantes do projeto, as pessoas  idosas foram acompanhadas via ligações telefônicas por estudantes universitários de Viçosa (MG), Palmas (TO) e Campinas (SP). Durante as ligações, eram identificadas angústias, dúvidas e demandas. Os relatos, vídeos e fotos registrados pelo projeto evidenciaram seus benefícios para a qualidade de vida dos idosos durante a pandemia. Ainda de acordo com as informações, a ação destacou a relevância da extensão universitária como ferramenta de promoção do envelhecimento saudável por meio de oportunidades de inclusão social e digital, fortalecimento de vínculos e solidariedade intergeracional.

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT, professora Maria Santana, destacou e parabenizou todos os voluntários envolvidos no projeto de extensão e às autoras, "pelo trabalho desenvolvido e por todo estudo acerca de um assunto de tão grande importância".

Quer saber mais?

O Projeto Escuta Solidária tem uma perfil no Instagram. Por meio deste perfil é possível conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas, encontrar dicas e orientações que foram úteis para idosos e seus cuidadores no período de isolamento social, ler depoimentos dos voluntários que atuam no Projeto e, até mesmo, candidatar-se como um voluntário do grupo. Acesse a página do Projeto, participe; apoie e divulgue esta ideia em prol das pessoas idosas!