Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Marcadores
Início do conteúdo da página

Medicina

Ação R1 Sala Vermelha aborda temas de situações de emergência na Medicina

Estão abertas até o próximo dia 30 as inscrições para participar da ação R1 Sala Vermelha. Promovido pela Liga Universitária Tocantinense de Trauma e Emergência da UFT (LUTTE), o evento também marca o VII Curso Introdutório à Liga. As inscrições podem ser realizadas no site do evento, ou diretamente com membros da liga. 

A programação conta com profissionais da medicina abordando temas como: atendimento inicial ao politraumatizado, dor abdominal, emergência ortopédicas, trauma na gestante, radiologia do trauma e Sepse.  "Os temas que serão abordados no evento foram escolhidos pensando em situações de urgência e emergência, clínicas ou cirúrgicas, que médicos podem encontrar durante sua atuação. São temas que devem ser explorados exaustivamente durante a graduação em medicina para que o profissional recém-formado não hesite ao tomar uma conduta", frisa o estudante de medicina e membro da LUTTE, Lucas Alcântara.


Há um regulamento para seleção de novos membros da LUTTE, com período de inscrição de aberto entre os dias 18 e 30 de janeiro. Os estudantes de medicina interessados em fazer o processo seletivo da LUTTE devem participar do evento como requisito para compor a Liga. O edital que pode ser acessado no site da LUTTE. O evento é aberto para o público em geral, e a participação no processo seletivo é opcional e exclusivo aos alunos de medicina. No formulário online, o candidato pode optar por fazer ou não, o que não altera o preço da inscrição. Informações adicionais e valores da inscrição podem ser conferidas no site da Liga. 

Coreme realiza cerimônia de encerramento nesta quinta-feira

A Comissão de Residência Médica da Universidade Federal do Tocantins (Coreme/UFT) realiza, nesta quinta-feira (23), a cerimônia de encerramento para 32 concluintes de residência médica que ingressaram em 2014 e 2015, em 11 programas de especialidades.

O evento está marcado para as 20h, no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), no Câmpus de Palmas da UFT, e é realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins e a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas.

Já no dia primeiro de março, será realizada a recepção dos novos residentes pelos supervisores, às 14h, no auditório do Sindicato dos Médicos do Tocantins, e abertura das atividades para a nova turma.


Edital para vagas remanescentes

Um edital de vagas remanescentes para a residência médica 2017 da UFT deve ser lançado ainda nesta quinta-feira (23). Aguarde mais informações.

Médicos aprovados no Revalida 2016 têm até 26 de abril para apresentar documentos à UFT

Os candidatos aprovados no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por instituições estrangeiras (Revalida Medicina 2016) que optaram pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) para efetivar o procedimento têm até o dia 26 de abril para protocolar o requerimento e apresentar a documentação exigida no processo. O prazo é referente a 90 dias contados do resultado do exame, publicado sexta-feira (27).

Segundo informações da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), nesta edição do Revalida foram 14 aprovados os que optaram pela UFT, o dobro em relação ao ano anterior.

Os procedimentos a serem observados pelos candidatos à revalidação de diploma e o modelo de requerimento a ser apresentado constam no edital n° 07/2017. Mais informações pelo telefone (63) 3232-8032.


Saiba mais

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por universidades estrangeiras foi instituído em 2011 com o objetivo de verificar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível equivalente ao exigido dos médicos formados no Brasil. O processo de avaliação envolve a realização de provas objetivas, discursivas e práticas, de habilidades clínicas.

O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com a colaboração das universidades públicas, dentre elas a UFT, que integra a lista de instituições parceiras desde 2014.

Fim do conteúdo da página