Página inicial > Últimas Notícias > Ação ressalta importância da atenção integral na relação médico-paciente
MEDICINA

Ação ressalta importância da atenção integral na relação médico-paciente

Por Samuel Lima | Publicado: Segunda, 03 de Abril de 2017, 19h06 | Última atualização em Terça, 04 de Abril de 2017, 11h21

Inserir o acadêmico de Medicina em cenários de práticas e na realidade comunitária dos pacientes que atenderá. Esta é uma das propostas do curso de Medicina da UFT, que prioriza a formação de profissionais com perfil adequado ao modelo de atenção integral e na relação médico-paciente proposto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta segunda-feira (3) um grupo de estudantes participou de uma ação de Educação em Saúde, no Centro Municipal Infantil Sementes do Amanhã, localizado na 504 Norte.

Estudantes de Medicina da UFT com alunos do CMEI Sementes do Amanhã  (Foto: Maria Sortênia / Divulgação)Estudantes de Medicina da UFT com alunos do CMEI Sementes do Amanhã (Foto: Maria Sortênia / Divulgação)

Para David Barbosa, a experiência foi única e de muita relevância para sua formação. "Entrar em contato com a comunidade, com as pessoas; entender e participar de sua realidade foi muito importante", disse o aluno, enfatizando a importância dessa interação dos futuros médicos com a comunidade. "É essencial e acredito que precisa haver um equilíbrio entre a parte técnica e a social; uma não pode estar distante da outra", pondera.

A acadêmica Débora Andrade pontua que "a experiência foi muito impactante. Tenho certeza que vai colaborar não só na minha formação, mas também no aspecto pessoal, por perceber  a relação íntima que a comunidade tem e os laços que ela cria com os profissionais". Segundo ela, "não dá para mensurar o quanto aprendemos com esta ação. O médico para ser bom não tem só que saber a técnica; a gente aprende vivendo, olhando e cuidando do ser humano por inteiro, e não apenas como um doente que precisa de tratamento", diz.

A professora Maria Sortênia Alves, que coordenou a ação, diz que a atividade foi voltada para a importância da higienização e da alimentação saudável. "A partir de uma análise partilhada entre os alunos, cada um pode adquirir senso crítico sobre a importância da integração ensino-serviço-comunidade como um caminho para a realização de uma prática de atenção integral a saúde", pontua.

Caminho diferenciado

Maria Sortênia frisou também que as experiências vividas proporcionam um caminho diferenciado para a formação médica. "Sinalizando que além da capacidade técnica, é necessária a compreensão de uma assistência ampliada". A professora explicou que a atividade costuma ser realizada sempre com alunos do primeiro período e do terceiro período, ocorrendo semestralmente.

Além de Maria Sortênia, Débora e David, também integraram a ação os acadêmicos Hesdra Lima, Gabriel Santos e João Mário Jacob, todos do primeiro período do Curso de Medicina da UFT. Confira algumas fotos da ação desta segunda-feira.

marcador(es): Palmas,Medicina Palmas,Home