Página inicial > Últimas Notícias > Professores e discentes participam de intercâmbio científico em Programa Nacional de Cooperação na Amazônia
PPGDire

Por Gihane Scaravonatti | Publicado: Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 13h45 | Última atualização em Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 17h45

Entre os dias 06 a 08 de dezembro, professores e discentes do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) - do Câmpus de Araguaína/UFT-UFNT - estarão envolvidos em ação de intercâmbio científico na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - Câmpus de São Luís. A atividade conta, também, com a participação de discentes de iniciação científica (IC) dos Cursos de Graduação em Letras, em Geografia e em Biologia da UFT-UFNT/Câmpus de Araguaína.

Os discentes de graduação e de pós-graduação da UFT-UFNT, assim como das outras instituições envolvidas pelo PROCAD Amazônia, participarão da “Roda de Conversa: Conhecendo os outros e suas pesquisas”, apresentando as pesquisas científicas que cada um tem desenvolvido.

Segundo o coordenador do PPGDire, o professor Dr. João de Deus Leite, "essa integração entre discentes de diferentes instituições se mostra relevante para a formação acadêmica e humana dos discentes, uma vez que a interlocução se configura como uma ação dialógica importante na formação de todo pesquisador".

Sobre o intercâmbio

Esse intercâmbio é parte das ações do projeto “Desenvolvimento e dinâmica das classes sociais populares em territórios na Amazônia (2018 – 2023)”, integrado ao Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia - PROCAD Amazônia CAPES – 2018, dada a cooperação acadêmica entre o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR), localizado na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)/Câmpus São Luís, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), localizado na Universidade Federal do Pará (UFPA)/Câmpus Belém, e o PPGDire (UFT-UFNT)

Confira a programação do intercâmbio:

06/12/2021 - Manhã

• 8h30Abertura
    Vice-Reitor Prof. Dr. Walter Canales
    Pró-Reitora Profa. Dra. Rita Seabra
    Coordenação do PPDSR Profa. Dra. Profa. Zulene Barbosa
    Coordenação do PROCAD Prof. Dr. José Sampaio
  • 9hOs desafios para articulação do PROCAD
    Prof. Dr. José Sampaio de Mattos Junior
    Prof. Dr. João de Deus Leite
    Prof. Dr. Ricardo Theofilo Folhes
  • 9h30 às 11h - Roda de Conversa: "Conhecendo os outros e suas pesquisas"
    AUDITÓRIO - Coordenação: Profa. Dra. Rosirena Martins Lima
    SALA 1 - Coordenação: Prof. Dr. Ademir Terra
    Obs: As apresentações terão duração de 10 a 15 min.
  • 11h às 12h - Apresentação da estruturação da coletânea 2022
    Prof. Dr. Carlos Frederico Lago Burnett Prof. Dr. Magno Vasconcelos

06/12/2021 - tarde

• 14h às 15h - Palestra “Construindo a região do futuro: disputas presentes sobre o tempo, o espaço e os modos de vida amazônicos”
    Profa. Dra. Marcela Vecchione Gonçalves
    Coordenação Profa. Dra. Zulene Muniz Barbosa
  • 15h30 às 17h30 - Roda de Conversa: “Conhecendo os outros e suas pesquisas”
    AUDITÓRIO - Coordenação: Profa. Lilyan Rosmery Luizaga de Monteiro
    SALA 1 - Coordenação: Profa. Neuzeli Maria de Almeida Pinto
    Obs: As apresentações terão duração de 10 a 15 min

07/12/2021 - manhã

• 09h às 10h - Palestra: "Formação Urbana e arquitetônica do centro histórico de São Luís – MA"
    Palestrante: Profa. Dra. Grete Soares Pflueger
    Coordenação: Profa. Dra. Lilyan Rosmery Luizaga de Monteiro
  • 10h às 12h- Reunião da Coordenação do PROCAD AMAZÔNIA

07/12/2021 - tarde

• 14h às 16h30 - Roda de Conversa: "Conhecendo os outros e suas pesquisas"
    AUDITÓRIO - Coordenação: Prof. Dr.Antonio José de Araújo Ferreira
    SALA 1 - Coordenação: Prof. Dr. Maurício Ferreira Obs:
    As apresentações terão duração de 10 a 15 min.

08/12/2021 - manhã e tarde

• 9h às 12h - "Vivências socioespaciais pelo Centro Histórico de São Luís/MA"
    1 - Visita ao centro de pesquisa de história natural e arqueologia do Maranhão, próxima ao curso de história na rua do giz.
    2 - Visita ao Museu Arqueológico do Maranhão.
    3 - Visita ao solar dos vasconcelos para ver a maquete e exposição sobre o centro histórico de São Luís.
    4 - Visita ao centro Histórico acompanhada de alunos bolsistas e mestrandos PPDSR.
    Discentes Responsáveis pela atividade
    Daniele Strasser/UEMA
    Jorrimar Carvalho de Sousa Junior/UEMA
    Lohane Domingues/UEMA