Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Gurupi é parceiro na implantação de hortas comunitárias em dez cidades
ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Por Marlon Brito (Assessoria de Comunicação - Câmpus de Gurupi) | Edição: Samuel Lima (Sucom/UFT) | Publicado: Quarta, 29 de Setembro de 2021, 13h42 | Última atualização em Quinta, 30 de Setembro de 2021, 10h41

O Câmpus da UFT em Gurupi é um dos parceiros em um projeto que implanta e mantém apoio às hortas comunitárias nas cidades de Aliança, Araguaçu, Cariri, Crixás, Dueré, Formoso do Araguaia, Gurupi, Sandolândia, São Valério, Talismã, em prol da segurança alimentar das comunidades. O processo de fechamento das parcerias com as prefeituras foi iniciado em fevereiro deste ano e se estendeu até a semana passada.

O diretor do Câmpus, Rodrigo Tavares, explica que a ação é multidisciplinar e visa ampliar o espaço universitário além dos muros da instituição. “Acreditamos que, ao apoiar e ajudar os municípios nas hortas comunitárias, a UFT ganha mais possibilidades de promover, concomitantemente, suas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão”, comenta o diretor, que é professor e doutor em Solos e Nutrição de Plantas.

O médico veterinário Eduardo Fortes, que idealizou e coordena o projeto, explica que entre os objetivos está a cooperação entre instituições e pessoas, pois o projeto envolve governos, empresas, igrejas, sindicatos, associações, instituições de ensino e organizações não governamentais. “Além dos frutos que as hortas produzem em prol da segurança alimentar, colhidos para auxiliar famílias carentes, também alcançamos a interação e a construção coletiva de soluções para problemas comuns”, comenta Fortes.