Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Letras/Libras abre seleção por análise curricular e entrevista
PSAC 2021/2

Curso de Letras/Libras abre seleção por análise curricular e entrevista

Por Virgínia Magrin | Publicado: Quinta, 24 de Junho de 2021, 18h37 | Última atualização em Segunda, 12 de Julho de 2021, 18h12

Já pensou em entrar na Universidade Federal do Tocantins sem passar pelo vestibular, só por meio de seus méritos enquanto estudante do ensino médio? Agora há mais essa possibilidade de ingresso na instituição para alguns cursos. O primeiro a divulgar o Edital do Processo Seletivo por Análise Curricular e Entrevista (PSAC) foi o curso de Licenciatura em Letras Libras, do Câmpus de Porto Nacional.

Mercado de Trabalho

Mas o que o licenciado em Letras Libras faz? Apesar da formação profissional nessa área ainda ser pouco conhecida, ela é muito importante para a formação e educação de milhares de pessoas, pois é por meio dela que são capacitados os professores para ensinar e disseminar a língua brasileira de sinais e também a língua portuguesa, promovendo a inclusão da pessoa com deficiência e capacitando os demais alunos.

Se a sua preocupação é mercado de trabalho, saiba que a demanda por este profissional está em alta. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e a maior conscientização de empresas e profissionais sobre essa causa aumentou a procura por profissionais capacitados.  O licenciado pode trabalhar com magistério na Educação Básica e no Ensino Superior; desenvolvendo projetos em ONGs, empresas públicas e privadas; na produção de materiais didáticos; entre outras possibilidades.

Para você ter uma ideia da demanda na área, o Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação das cinco maiores cidades do Tocantins mencionam a criação de escolas bilíngues como meta. “A demanda legal para o ensino da Libras em escolas é imensa e  crescente, pois quanto mais espaço o surdo ocupa na sociedade, maior a necessidade de circulação da Libras. Isso requer, cada vez mais, professores de Libras nos mais diferentes espaços, disseminando o conhecimento da cultura surda, assumindo postos de trabalhos no estado e municípios e criando metodologias para diminuir a diferença entre surdos e ouvintes”, afirma Bruno Gonçalves Carneiro, professor do curso de Letras Libras da UFT

Processo seletivo

A Língua brasileira de sinais (Libras) é a principal forma de comunicação para a maioria das pessoas surdas no país e é usada por cerca de 5 milhões de pessoas no Brasil. Pensando nisso e tantos outros desafios enfrentados pela comunidade surda, a UFT foi pioneira no estado em criar o curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Libras, no Câmpus de Porto Nacional, em 2015. Desde então, o curso oferta anualmente 30 vagas.

Ana Paula dos Santos, coordenadora de ingresso na graduação da UFT, explica que dessas 30 vagas, garantidas as reservas de vagas previstas na Lei 12711/202012 (lei de cotas) e as reservadas pelas ações afirmativas da UFT, ainda existe para este curso, especificamente, a característica de que metade das vagas são para ouvintes e a outra metade para surdos, como estratégia para promover o acesso da comunidade surda ao ensino superior.

Para concorrer a uma delas o candidato deve se inscrever no período de 1º de julho a 15 de julho de 2021, conforme as orientações divulgadas no edital de seleção . Os interessados devem ler atentamente o documento, verificar as normativas e condições de inscrição e matrícula, bem como aos prazos de cada etapa do processo.