Página inicial > Últimas Notícias > Plano de Desenvolvimento Institucional 2021-2025 é aprovado com foco na inovação das metodologias de ensino e aprendizagem
PDI

Por Caroline Falcão | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 27 de Abril de 2021, 11h12 | Última atualização em Terça, 04 de Mai de 2021, 09h47

Com foco central na inovação das metodologias de ensino e aprendizagem, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), para o quinquênio 2021-2025, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi aprovado na última sexta-feira (23) em reunião extraordinária pelo Conselho Universitário (Consuni). O documento, elaborado por toda a Comunidade Universitária, com seus representantes nas comissões formadas para este fim, visa nortear o futuro da Instituição, por meio da implementação de políticas e ações diversas.

De acordo com a diretora de Planejamento e Avaliação, Karina Balestra, "o processo de construção do PDI 2021-2025 foi diferente principalmente pela metodologia que, devido à pandemia,  realizado de maneira virtual. Nas reuniões realizadas com os câmpus, foram apresentados e analisados os cenários internos e externos à universidade e também houve a revisão da identidade da UFT e a nova escrita da missão, visão e valores. Também foram definidos desafios, objetivos estratégicos e indicadores de monitoramento. Depois dessa etapa, houve a divisão em nove comissões de trabalho (planejamento; comunicação, assistência estudantil, graduação, pesquisa, pós-graduação e inovação, extensão, infraestrutura, tecnologias educacionais, gestão de pessoas) para a escrita das ações", explica.

A elaboração do Plano abrangeu diagnóstico de cenários, análises de relatórios e levantamento de desafios - os quais forneceram elementos plausíveis para se estabelecer a missão, a visão de futuro e os valores da UFT para o período de 2021-2025. "Trata-se do principal instrumento norteador da Universidade para os próximos cinco anos", frisa o pró-reitor de Avaliação e Planejamento, Eduardo Lemos, "possuindo, em sua composição, todos os elementos intrínsecos ao processo de funcionamento da Instituição".

Ainda segundo o pró-reitor, Eduardo Lemus, o PDI 2021-2025 em comparação ao anterior, contém metas estratégicas maiores, partindo de objetivos estratégicos com indicadores bem claros, como por exemplo, a UFT sair de nota 4 para nota 5 e diminuição da evasão de alunos para 20%. “O foco desse PDI é a metodologia de ensino e aprendizagem, temos que mudar, pois o mundo está indo nessa direção: inovação e tecnologia nos ambientes educacionais”, ponderou.

Uma das apresentações das reuniões online do PDIUma das apresentações das reuniões online do PDI

Mas o que é o PDI?
O PDI é o documento que norteia o planejamento estratégico de uma Instituição de Ensino Superior (IES) - e, portanto, a UFT também tem o seu. Ele é, ainda, uma exigência do Ministério da Educação (MEC) e seus elementos passam por avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) - autarquia federal vinculada ao MEC. No Plano, constam objetivos, metas e ações que serão adotadas para se atingir a missão estabelecida pela Universidade. É na leitura do PDI, por exemplo, que podemos encontrar informações sobre a organização administrativa, financeira, orçamentária, de infraestrutura, de desenvolvimento e inclusão social realizadas pela UFT. Também podemos conhecer melhor as políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão implementadas pela Instituição.

Este PDI (2021-2025) é o quarto a ser apresentado pela UFT. Você pode conhecer o histórico desses documentos - inclusive, baixando os planos na íntegra acessando a página exclusiva dedicada ao PDI da UFT pelo link www.uft.edu.br/pdi. "O documento veio sendo elaborado há mais de um ano, por meio de centenas de reuniões online com os representantes de todas as categorias da Instituição: alunos, docentes e técnicos, e alimentado pelo sistema Naus utilizado para gerenciar as ações e metas do PDI que vão contribuir para que a gestão tenha mais informações para subsidiar o processo de tomada de decisões", explica o Pró-reitor.

marcador(es): Proap,Gestão,Home,PDI