Página inicial > Últimas Notícias > Edital de seleção de estudantes para a ação de inclusão digital emergencial é lançado
auxílio para pessoa com deficiência (PcD)

Por Daniel dos Santos | Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 13h54 | Última atualização em Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 14h02

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) e o Comitê de Inclusão e Acessibilidade torna público o edital de seleção de estudantes para a ação de inclusão digital emergencial, com auxílio financeiro para aquisição de recursos e equipamentos de tecnologia assistiva para pessoa com deficiência (PcD).

A ação de inclusão digital emergencial objetiva a concessão de auxílio para a aquisição de Recursos e Equipamentos de Tecnologia Assistiva que permita a participação dos estudantes nas atividades acadêmicas desenvolvidas por Ensino Remoto (on-line) e Ensino Híbrido.

São considerados Recursos e Equipamentos de Tecnologias Assistivas:

a) Livros relacionados à área do curso em formato acessível digital, fone de ouvido, softwares específicos, gravador de voz, computador desktop,notebook, lupa eletrônica, tablet, mouse adaptado, software Leitor de Telas, ampliador de tela, scanner portátil, scanner digital reconhecidos como Tecnologias Assistivas de acordo com a tipologia de deficiência e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) descrita no item 2.2 do edital.

b) Equipamentos de auxílios alternativos para acesso a ambientes digitais e tecnologias da comunicação e informação (teclados modificados e alternativos, acionadores, softwares especiais de reconhecimento de voz) reconhecidos como Tecnologias Assistivas de acordo com a tipologia de deficiência e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) descrita no item 2.2 deste edital.

O auxílio concedido é específico para a aquisição de Recursos e Equipamentos de Tecnologias Assistivas necessários para a acessibilidade do estudante nas atividades de Ensino Remoto (on-line) e Ensino Híbrido.

No anexo IV do edital consta a lista com sugestões de Recursos e Equipamentos de Tecnologias Assistivas. A lista tem a função apenas de orientar o estudante, não tendo caráter obrigatório.

marcador(es): Proest,Geral,Home