Página inicial > Últimas Notícias > PPGDire promove atividades em escola de educação básica
ARAGUAÍNA

PPGDire promove atividades em escola de educação básica

Por Vinicius Venâncio | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Quarta, 20 de Junho de 2018, 17h16 | Última atualização em Quarta, 20 de Junho de 2018, 17h31

O Programa de Pós-graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) tem realizado atividades na Escola Espírita André Luiz. As ações são realizadas por docentes e discentes do programa e têm beneficiado os alunos, seus familiares, os professores e os gestores da escola. Consistem em ciclos de palestras, minicursos e oficinas, e buscam propor intervenções formativas na realidade da escola e no contexto da comunidade.

As ações foram iniciadas com os temas "Economia solidária e tecnologias sociais” e “Cooperativas Populares: dos princípios à sua constituição”, ministradas por Jonas Leandro Flores e Janderson Henrique Mota de Sousa, discentes da segunda e primeira turmas do PPGDire, respectivamente. Os próximos temas a serem abordados no ciclo de palestras serão “Lei Maria da Penha”, “Relação pais e filhos”, “Questões e direitos da mulher”, “Adolescência”, “Sexualidade”, “Higiene pessoal e cuidado com o corpo” e “Protagonismo estudantil”.

Voltado para os professores, os temas abordados serão “Indisciplina escolar: estudo sobre desenvolvimento humano”, “Produção de escrita e interpretação”, “Promoção do pensamento científico no ensino fundamental”, “Ciências no ensino fundamental” e “Artes no ensino fundamental (música, filmes)”.

Segundo o professor Miguel Pacífico Filho, coordenador do PPGDire, "essas ações integram um plano sistemático de ações do programa que irá durar o ano de 2018 todo". Trata-se de ações que, segundo ele, podem representar muitos benefícios aos envolvidos na escola, mas, sobretudo, ao corpo docente e discente do PPGDire, pois as ações os levam a produzir análises e problematizações da(s) realidade(s) que estão para além dos meandros da universidade. E, por serem ações de extensão, algum tipo de intervenção pode ser realizada e acompanhada, sistematicamente, na educação básica.

marcador(es): Araguaína,PPGDire,Home