Página inicial > Últimas Notícias > Palestra sobre regularização e restauração ambiental ocorre nesta segunda-feira
GURUPI

Palestra sobre regularização e restauração ambiental ocorre nesta segunda-feira

Por Samuel Lima | Publicado: Segunda, 11 de Junho de 2018, 11h20 | Última atualização em Segunda, 11 de Junho de 2018, 11h20

Plantio direto para restauração ambiental é um dos temas abordados (Foto: Divulgação/Ruraltins)A partir das 16h, no Câmpus da UFT em Gurupi, Bloco D, Sala 4, ocorre um encontro com palestra sobre os "Subsídios para implantação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) no estado do Tocantins". O assunto será trazido por Ricardo Haidar, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). O evento abordará temas como o Mapeamento das Regiões Fitoecológicas do Tocantins e sobre o Projeto Restauração Ecológica-Econômica em áreas degradadas e alteradas no Tocantins.

Haidar foi um dos responsáveis pelo Mapeamento Fitoecológico no Tocantins e no no Programa Restaura Tocantins está trabalhando num projeto de restauração ambiental por meio da semeadura direta. "É uma técnica um pouco mais eficiente que o plantio de mudas, que é a forma mais tradicional", pontua o coordenador do evento, professor Gabriel Zanatta. Segundo a coordenação, Haidar falará primeiro (das 14h às 16h) na disciplina de Introdução à Engenharia Florestal para recém ingressos no curso e após esta primeira parte ocorrerá a palestra aberta, para todos os interessados na temática.

O palestrante
Ricardo Haidar tem experiência na área de recursos florestais/savânicos e engenharia florestal, com ênfase em inventário florestal e de savanas, dendrologia, ecologia d epaisagens, biogeografia e manejo florestal. Segundo informações da organização do evento, ele atua principalmente nos seguintes temas: mapeamento e levantamentos qualitativos e quantitativos de vegetação nativa, recuperação ambiental, relação vegetação-ambiente, uso raiconal de recursos florestais, diversidade, carbono, volume de material lenhoso, conservação, cerrado sensu lato, mata de galeria, mata ciliar, floresta estacional, bioma cerrado e ecótono Cerrado/Amazônia.