Página inicial > Últimas Notícias > Inovação tecnológica com soluções para o cotidiano é destaque da UFT na Fenepalmas
Empreendedorismo

Por Daniel dos Santos | Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2017, 15h57 | Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2017, 16h38

A Feira de Negócios de Palmas (Fenepalmas) deste ano se encerra neste sábado (26). Durante o evento, cerca de 220 expositores apresentam diversos serviços comerciais oferecidos na cidade e novas oportunidades de investimento para pequenos, médios e grandes empresários.

Além de participar da programação com palestras voltadas às pessoas interessadas na área do empreendedorismo, ministradas por professores da instituição, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) também se destaca ao trazer inovação tecnológica para a Fenepalmas no estande Vila Inteligente.

O projeto Jardim Autônomo é produto de experiências desenvolvidas pelo professor Thiago Magalhães Rodrigues de Brito e pelos estudantes Leonardo Rezende e Kleyson Moraes, do curso de Ciências da Computação. Os pesquisadores desenvolveram um aplicativo e também um protótipo, que integrados, permitem ao usuário gerir e controlar pequenos espaços como jardins comerciais e residenciais.

Acadêmicos de Ciências da Computação apresentam o aplicativo do Jardim Autônomo (Foto: Daniel dos Santos)O artista visual Francisco Costa Andrade visitou o estande e ficou impressionado ao observar como a irrigação e a iluminação de um pequeno jardim podem ser controladas por meio de um aplicativo. “É interessante porque a gente vê a universidade dando o retorno do conhecimento gerado para a sociedade”.

Em visita à Vila Inteligente, o vice-reitor no exercício da reitoria, Luís Eduardo Bovolato, destaca a importância da universidade participar de eventos para mostrar parte do que é produzido na instituição. “Aqui a universidade pode apresentar a aplicação prática de soluções tecnológicas que são desenvolvidas nas atividades de ensino e pesquisa. São soluções tecnológicas para serem aplicadas em residências, comércios, na cidade ou no campo”.

Bovolato também acrescentou que a feira estimula o empreendedorismo nos estudantes. Enquanto empresas e instituições apresentam seus produtos e serviços, a universidade apresenta o potencial de aplicação do conhecimento teórico cientifico para resolução prática de questões do cotidiano.

Vila Inteligente
Batizado com o nome “Vila Inteligente”, o estande ocupado pela UFT foi disponibilizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A proposta foi pensada para ser um projeto integrador e inovador.

O objetivo é reunir de forma inédita numa feira expositiva 15 empresas - de segmentos diferentes, porém relacionados - e instituições parceiras como a UFT e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), para agregar mais conhecimento e inovação para a edição da Fenepalmas 2017.

O Vila Inteligente nesta exposição pretende demonstrar que temas e conceitos de sustentabilidade, design, arquitetura, empreendedorismo e inovação podem e devem caminhar juntos para proporcionar mais inovações e soluções para a vida cotidiana pessoal e empresarial.

O estande foi concebido e em referência aos conceitos atuais que envolvem o tema de Cidades Inteligentes (smart cities) e o trabalho conjunto e executado por meio de redes de parcerias (coworking).