Página inicial > Últimas Notícias > Palestra de abertura de semestre no curso de Arquitetura e Urbanismo aborda novas tecnologias
PALMAS

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 12h00 | Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2017, 17h46

Helen durante palestra no Câmpus de Palmas e que foi transmitida para a Universidade de Lisboa, Portugal (Foto: Divulgação)Helen durante palestra no Câmpus de Palmas e que foi transmitida para a Universidade de Lisboa, Portugal (Foto: Divulgação)Na última quarta-feira (16) à noite, o colegiado de Arquitetura promoveu a palestra “As novas tecnologias digitais na Arquitetura e no Urbanismo”, ministrada pela arquiteta Helen Morais. O evento teve início às 19h30, no auditório do Bloco G, do Câmpus de Palmas.

A palestra fez parte de uma comemoração marcando o início do semestre letivo 2017/1. Organizado pelos professores de Arquitetura e Urbanismo, Luiz Otávio e Lucimara Albieri, o evento ocorreu devido à parceria entre a UFT e a Universidade de Lisboa, em Portugal, fomentando a disseminação de conhecimento científico. A palestra foi transmitida via internet, ao vivo, para a Universidade de Lisboa.

Segundo o professor Luiz Otávio, o convênio entre as Universidades iniciou em 2014 e tem por finalidade promover o intercâmbio de experiências entre os dois pólos, cooperando nos trabalhos de pesquisa e de extensão.

Durante a palestra, Helen, que atua como pesquisadora na Universidade de Lisboa, abordou o uso de novas ferramentas digitais usadas na elaboração de projetos e fabricação em arquitetura e urbanismo. As ferramentas que foram apresentadas abrangem as disciplinas de Biomimética, BIM, Desenho Paramétrico, Shape Grammar (Gramática da Forma), Prototipagem Rápida, Fabricação Digital, Customização em Massa, Digitalização 3D, Programação aplicada a Arquitetura (Grasshopper, Python), Space Syntax, Video Mapping e SIG.

marcador(es): Palmas,Home,Arquitetura