Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Marcadores > Arquitetura
Início do conteúdo da página

Arquitetura

Abertas as inscrições para a Semana Acadêmica Integrada de Arquitetura e Engenharia Civil

Evento será realizado de 05 a 08 de agosto no Câmpus de Palmas

Alunos de Arquitetura e Urbanismo apresentam projeto “Praça dos Ecopoints” na Casa Cor Tocantins

No dia 27 de outubro, os alunos da Atividade de Extensão 01 do Curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), apresentaram um produto intitulado “Praças dos Ecopoints em Palmas-Tocantins”, em um protótipo de um Ecopoint na Casa Cor Tocantins. A palestra contou com a presença da comunidade e de agentes públicos da prefeitura, do programa Renova Palmas.

Segundo o professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT, José Marcelo Medeiros, os alunos foram separados em grupos e projetaram diferentes propostas para as praças do entorno dos Ecopoints, baseadas em três pilares: paisagismo ecológico, agricultura urbana e infra-estrutura verde.

"O objetivo geral deste trabalho é desenvolver projetos paisagísticos de Praças para Ecopoints em Palmas. Os Ecopoints são locais para deposição adequada dos resíduos sólidos, localizados em diversos pontos da cidade. A inovação dos Jardins Comunitários dos Ecopoints está na forma de oferecer à comunidade condições lúdicas e atraentes de recebimento e de sensibilização voltada à mudança de hábitos, uma lógica mais sustentável e com menos emissões de gases de efeito estufa", explica José Marcelo.

Ao final do semestre, os projetos paisagísticos desenvolvidos pelos alunos da UFT serão doados para a Secretaria de Meio Ambiente do município de Palmas, para que sejam implantados futuramente.

O projeto das Praças dos Ecopoints virou um artigo científico apresentado no XIII Encontro Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído ENLACAC, em São Paulo-SP, no dia 02 de novembro, de autoria do professor José Marcelo Medeiros, da discente do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT, Isabella Dias, e das engenheiras da prefeitura de Palmas, Luzimeire Carreira e Loane Cavalcante. O título do artigo foi "Resíduos Sólidos e Agricultura Urbana – Jardim Comunitário em um Ecoponto em Palmas, Tocantins".

Artista mexicana Taimy Pérez aborda as cidades pela perspectiva de gênero

Evento ocorre nesta sexta-feira (2), no Câmpus de Palmas, e é aberto ao público

Fim do conteúdo da página