Página inicial > Últimas Notícias > 37ª edição do Prêmio José Reis tem inscrições abertas até o dia 17 de abril
Divulgação Científica

37ª edição do Prêmio José Reis tem inscrições abertas até o dia 17 de abril

Publicado: Quinta, 16 de Fevereiro de 2017, 10h06 | Última atualização em Sexta, 17 de Fevereiro de 2017, 13h24

EDivulgação do 39º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica.Divulgação do 39º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica.stão abertas as inscrições para o 37º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A categoria da edição de 2017 será “Jornalista em Ciência e Tecnologia”, que selecionará o jornalista profissional que se destaque na difusão da Ciência, da Tecnologia e da Inovação nos meios de comunicação de massa.

A premiação consiste em R$ 20 mil em espécie, diploma, passagem aérea e hospedagem para o agraciado participar da cerimônia de entrega do prêmio, a ser realizada durante a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), prevista para julho de 2017, no Câmpus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Belo Horizonte. O agraciado ministrará conferência sobre o conjunto dos seus trabalhos durante a programação da Reunião Anual da SBPC.

Os candidatos têm até o dia 17 de abril para enviar pelos correios os seguintes documentos para a sede do CNPq em Brasília: ficha de inscrição devidamente preenchida; cópia do registro de jornalista do Ministério do Trabalho; justificativa que evidencie significativa contribuição à divulgação e popularização científica, tecnológica, de inovação e seus avanços; e o currículo atualizado na plataforma Lattes, disponível no endereço eletrônico: http://lattes.cnpq.br/.

Também deve ser enviada a apresentação de trabalhos, limitados a quinze originais ou cópias, sendo considerados os mais importantes em divulgação científica e popularização da ciência, tecnologia e inovação, veiculados e difundidos pelas diversas mídias e instrumentos disponíveis: jornais, revistas, livros, internet, mídias sociais, televisão aberta ou por assinatura, emissoras de rádio, museus e similares, instituições culturais, eventos públicos, exposições, teatro, cinema, entre outros.

Todos os documentos devem ser enviados para o seguinte endereço: CNPq – Serviço de Prêmios – SHIS Quadra 01, Conjunto B, Bloco B, 1º andar, Sala 101, Edifício Santos Dumont, Lago Sul, Brasília (DF), CEP: 71605-170.

Relação jornalista/cientista

De acordo com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Tocantins (Propesq/UFT), já são 1600 projetos em andamento e finalizados na UFT, sendo 220 cadastrados em 2016, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Raphael Sanzio, explica a importância do jornalista no processo de divulgação desses trabalhos. “O papel do jornalista é fundamental nesse caminho, pois ele é o profissional que consegue traduzir a linguagem científica que é usada na universidade, que muitas vezes é inacessível ao cidadão que não está inserido no âmbito acadêmico. Essa relação entre o jornalista e o cientista é essencial para fazer o link de informações para a sociedade”, declara.

O pró-reitor também explica por quais motivos os projetos precisam ser divulgados. “A ciência tem mais valor quando está a serviço da população que a financia. Toda pesquisa é financiada por alguém, a divulgação funciona como uma espécie de prestação de conta dos recursos. Além disso, a iniciativa de divulgar os projetos valoriza nosso trabalho, a sociedade precisa enxergar que o dinheiro investido aqui retornará em forma de conhecimento, em melhorias de vida, seja na economia, na saúde, ou nas questões sociais. Esse é o principal motivo, as pessoas precisam ter acesso ao conhecimento, e o jornalista é o ator responsável por fazer a interlocução entre o pesquisador e a sociedade”, conclui.

Mais informações sobre o Prêmio José Reis estão disponíveis na página eletrônica do CNPq.

marcador(es): Propesq,Geral,Home