Página inicial > Últimas Notícias > Estágio: ponte entre a formação e prática

Estágio: ponte entre a formação e prática

Publicado: Sexta, 03 de Fevereiro de 2017, 10h41 | Última atualização em Segunda, 06 de Fevereiro de 2017, 12h15

“Entrei na universidade. E agora?” Esse pode ser o questionamento de muitos recém-chegados(as) no meio acadêmico. O que fazer enquanto se estuda? Como posso me manter sem afetar meu aprendizado? A Universidade Federal do Tocantins (UFT) possui programas que oferecem auxílios financeiros para universitários(as) em vulnerabilidade socioeconômica. É claro que nem todos(as) serão contemplados(as), pois o recurso é limitado. Então, que outras oportunidades existem? Se você ainda não recebe algum tipo de bolsa, pensar em estágios é uma opção para os que pretendem ter um trabalho remunerado.

De acordo com a coordenadora da Central de Estágios da UFT, Adriana Moura, o estágio aproxima o(a) estudante da realidade profissional dele(a). A proposta, segundo a coordenadora, é prepará-lo(a) para o exercício da profissão. “Por se tratar de uma atividade fundamental para a formação, o estágio será desenvolvido sob a orientação de um supervisor de estágio da área, com o acompanhamento da Central de Estágios do câmpus e a colaboração de profissionais qualificados no campo de atuação de cada área do conhecimento”, complementa.

Quando posso começar?
A partir do primeiro período, o(a) estudante poderá estagiar. Atualmente, a UFT possui 424 empresas conveniadas. (Veja aqui a lista). Para Adriana, o primeiro passo é verificar o local onde se pode fazer o estágio. O segundo é estar matriculado e apresentar frequência regular do curso de graduação. Veja abaixo os demais passos.

Central de Estágios
Há centrais de estágios em todos os câmpus da UFT. Ainda de acordo com Adriana, o setor foi criado com o objetivo de ser um suporte e oferecer as informações necessárias aos(às) estudantes. “As centrais são responsáveis pela proposição, acompanhamento, execução e orientação dos procedimentos de estágios sejam eles obrigatório ou não obrigatório”, informa.

marcador(es): Geral,Home