Página inicial > Últimas Notícias > Arraias: Estudantes desenvolvem ações em comunidade quilombola

Arraias: Estudantes desenvolvem ações em comunidade quilombola

Por Jhone Abreu | Publicado: Segunda, 11 de Junho de 2012, 14h14 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 09h02
Estudantes do curso de Pedagogia do Câmpus da Universidade Federal do Tocantins em Arraias, desenvolveram entre os dias 31 de maio e 01 de junho mais uma etapa do projeto “Conscientização Política e Cidadania”, na comunidade quilombola do Mimoso, distante cerca de 130 quilômetros de Arraias. O projeto que é coordenado pela professora Magda Pereira Costa, visa levar cidadania e educação à comunidade bem como à troca de experiências culturais.

Dentre as atividades realizadas, destacaram-se a noite cultural, oficinas de origami (arte japonesa de dobradura de papéis), jogos de alfabetização, brincadeiras e capoeira envolvendo crianças alundas da Escola nossa Senhora Aparecida do Mimoso. De acordo com a coordenadora do projeto, os estudantes puderam, com a atividade, obter "conhecimento e convivência numa escola rural em suas múltiplas facetas, articular teoria e prática nas disciplinas de didática, planejamento e gestão escolar, metodologias de ciências e alfabetização", complementou.

Foto: Magda Costa
A noite cultural movimentou a comunidade quilombola do Mimoso

A comunidade do Mimoso é composta por cerca de 250 famílias, que são remanescentes de quilombolas e embora tenham o reconhecimento legal desta titulação, ainda não conseguiram o título definitivo de suas terras. A comunidade sofre com o isolamento e a falta de políticas púbicas como, a falta de infra-estrutura, iluminação, água tratada, saúde e educação de qualidade.

Ainda conforme a coordenadora, a ação dos universitários contou com a parceria da Defensoria Itinerante do Estado do Tocantins e da Secretaria Municipal de Educação de Arraias. Ela diz que a ação visa levar não só cidadania, educação e informação, mas contribuir para o fortalecimento da identidade cultural da comunidade quilombola.
marcador(es): Arraias