Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes da UFT realizam ação de conscientização sobre a dengue em Miracema/TO
iniciativa

Por Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 23 de Abril de 2024, 11h45 | Última atualização em Terça, 23 de Abril de 2024, 17h27

Na última segunda-feira (22), os alunos estagiários vinculados ao projeto de extensão "Assessoramento e Capacitação em Saúde (ACS): Famílias, Território e Acesso a Políticas Públicas", coordenado pela professora Ingrid Beserra, do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT), marcaram presença nos setores Oseias Soares, Santa Rosa e Salomão Tomás de Matos, na cidade de Miracema/TO. O objetivo dessa visita foi prestar orientações em saúde sobre a prevenção e cuidado relacionados ao adoecimento ocasionado pela dengue.

Acompanhados pelas agentes comunitárias de saúde, Ozilma de Andrade Moreira e Vanete Correia da Silva Santos, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Alaides Nunes do Amaral, os estudantes percorreram as residências, atendendo e orientando a população local. Eles explicaram que a prevenção à dengue é uma responsabilidade compartilhada entre o estado e a sociedade civil. Enquanto o estado implementa políticas públicas eficazes, como ações de controle de vetores e campanhas de conscientização, a participação ativa da comunidade é crucial. O engajamento dos moradores na eliminação de criadouros do mosquito transmissor é um componente significativo na luta contra a dengue.

Destacaram ainda, que, embora seja necessário o envolvimento da sociedade na prevenção da dengue, não devemos culpar as pessoas pelas emergências ocasionadas pela doença. Diversos fatores, como condições socioeconômicas, acesso aos serviços de saúde e infraestrutura urbana precária, podem contribuir para a propagação do mosquito transmissor. Em vez de culpabilizar os indivíduos, é essencial promover a conscientização, oferecer apoio e incentivar a colaboração de todos os setores da sociedade na prevenção e controle da dengue.

Para os estudantes, essas ações são fundamentais para conscientizar a comunidade sobre as medidas preventivas de combate a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Além disso, reforçam a importância de que os moradores são sujeitos de direito e podem acessar os serviços de saúde por meio do trabalho desenvolvido na UBS, em parceria com a UFT.

marcador(es): Home,Serviço Social