Página inicial > Últimas Notícias > Professor de Estatística da UFT ministra curso de verão na USP
cooperação

Professor de Estatística da UFT ministra curso de verão na USP

Por Daniel dos Santos | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 12 de Março de 2024, 16h16 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2024, 16h56

No início deste ano, o professor Fernando Machado Haesbaert, que ministra disciplinas de Estatística e Ciência de Dados na UFT, ofereceu o curso "R-Exams: Elaboração de questões para Moodle com o Software R" como parte do programa de verão do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de São Paulo (USP). O curso foi realizado de forma remota nos dias 10 e 17 de janeiro; 9, 19 e 21 de fevereiro.

O professor da UFT se sentiu prestigiado em ministrar o curso. "É um dos centros de ensino de matemática e estatística mais renomados do Brasil", afirma Haesbaert.

O curso foi voltado para professores da gradução e pós-graduação interessados em se aprofundar na elaboração de questões para Moodle usando a programação em R-exams.

O que é o R/Exams?

R/Exams é um pacote da linguagem R que permite a criação de exercícios dinamicamente que podem ser exportados para o ambiente Moodle, especialmente útil para conteúdo de matemática, estatística ou física. A maior vantagem da utilização deste sistema é a possibilidade de gerar diferentes versões do mesmo exercício com diferenças aleatórias nas variáveis do exercício. Possibilita ainda fornecer feedbacks com resoluções detalhadas de fórmulas e gráficos específicos para cada versão do exercício, melhorando assim o processo de avaliação no ensino a distância. Utilizando a interface de desenvolvimento RStudio, e o pacote RMarkdown, que possibilita criar os exercícios dinâmicos que podem ser exportados para o ambiente Moodle.

marcador(es): Comunidade