Página inicial > Últimas Notícias > Parfor Equidade divulga resultado preliminar; UFT tem cursos selecionados
capes

Parfor Equidade divulga resultado preliminar; UFT tem cursos selecionados

Por Gihane Scaravonatti | Publicado: Terça, 20 de Fevereiro de 2024, 18h01 | Última atualização em Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 12h02

UFT Parfor Equidade.jpegA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou, nesta terça-feira (20), o resultado preliminar da primeira edição do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade). O objetivo do Parfor Equidade é formar professores em licenciaturas específicas e pedagogos para atendimento das redes públicas e comunitárias que têm educação escolar indígena, quilombola e do campo, educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos.

Além de preparar educadores em exercício, o Parfor Equidade pretende ampliar o número de profissionais que trabalham com esse grupo. Neste primeiro edital, as vagas foram ampliadas 2 mil para para 6 mil, com investimento superior a R$ 135 milhões ao longo de cinco anos. O resultado final dos cursos aprovados será divulgado em 15 de março.

UFT no Parfor Equidade

No edital do Parfor Equidade, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) concorreu com cinco propostas de cursos, tendo obtido a aprovação preliminar em três: dois no Câmpus de Palmas e um no de Arraias. No total, esses cursos deverão ofertar 110 vagas, assim distribuídas:

• Licenciatura Intercultural Indígena (Palmas), com 40 vagas;
  • Educação Bilíngue de Surdos (Palmas), com 40 vagas;
  • Educação Quilombola (Arraias), com 30 vagas.

Pelo menos 50% das vagas serão destinadas a professores da rede pública que já ensinem na área do curso sem ter a formação adequada, com preferência aos indígenas, quilombolas, negros ou pardos, pertencentes a populações do campo, pessoas surdas e público-alvo da educação especial. Para os demais públicos, haverá processo seletivo conforme legislação vigente.

marcador(es): Palmas,Arraias,Prograd,Home