Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Parceria entre CEPIC/UFT e Horta Comunitária da 1006 Sul resultará na produção de Acalma Vida
Início do conteúdo da página
Corrente do bem

Parceria entre CEPIC/UFT e Horta Comunitária da 1006 Sul resultará na produção de Acalma Vida

Por Ascom Câmpus de Palmas | Publicado: Terça, 20 de Fevereiro de 2024, 12h08 | Última atualização em Terça, 20 de Fevereiro de 2024, 12h09

O Centro de Práticas Integrativas Complementares da Universidade Federal do Tocantins (CEPIC/UFT) firmou parceria com a instituição responsável pela Horta Comunitária da 1006 Sul. No acordo, a Horta irá contribuir com doações de ervas e plantas medicinais que são utilizadas na fabricação do Acalma Vida, um calmante natural produzido e distribuído no CEPIC e no Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis) do Hospital e Maternidade Dona Regina.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Ana Edith Farias Lima, “o Acalma Vida é parte de uma estratégia interdisciplinar que envolve pesquisadores, extensionistas e outros profissionais em uma corrente do bem. Ele é fabricado a partir da extração caseira de tinturas de ervas e posteriormente doado para a comunidade. As doações são destinadas aos usuários do CEPIC, do Savis, e às 23 famílias que cuidam da Horta Comunitária”, explica a docente do curso de Enfermagem, do Câmpus de Palmas.

A iniciativa também objetiva fortalecer as parcerias institucionais com organizações civis e além da Horta da 1006 Sul há planos de expansão para outras Hortas e espaços comunitários de Palmas. “Nos encontros, contamos com a presença de técnicos e professores, como a enfermeira Patrícia, do Savis. Temos momentos de troca de experiências e a construção de novos conhecimentos que envolvem as mulheres que trabalham na Horta: Maria da Luz Oliveira, Arleia Souza e Léia. Também planejamos plantar as ervas para ampliar a fabricação no próximo ano, após a colheita e extração das tinturas”, finaliza Ana Edith.

registrado em:
marcador(es): Palmas,Proex,Home,Enfermagem
Fim do conteúdo da página