Página inicial > Últimas Notícias > Em Palmas, projeto “Olhando para o Céu” convida a comunidade para atividade de observação segura do eclipse solar
hoje, na Graciosa!

Por Gihane Scaravonatti | Publicado: Sábado, 14 de Outubro de 2023, 11h19 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 10h07

Atenção, comunidade de Palmas!

Neste sábado, 14 de outubro, ocorre um fenômeno astronômico conhecido como eclipse anular do Sol - ou, o grande eclipse anular americano -, e o projeto de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Palmas, Olhando para o Céu, convida você a vir observar este aguardado eclipse junto com o grupo e com toda a segurança que este fenômeno exige.

Aos que desejarem conferir o grande eclipse anular, com equipamentos adequados, em segurança e acompanhados de estudiosos da astronomia - aptos a explicarem detalhes sobre o fenômeno -, o encontro será no sábado (14), a partir das 15h, na Praia da Graciosa.

O responsável pelo projeto, o professor Adão Lincon Bezerra Montel, do curso de Engenharia Civil, explica que, em Palmas, o eclipse será parcial. "Durante o período de máxima ocultação, teremos cerca de 82% de ocultação do disco solar pela Lua. O pico do eclipse ocorrerá por volta das 16h41", conta o professor.

Aproveite a oportunidade para admirar este fenômeno com toda a segurança, lembrando que observar o eclipse solar a olho nu, com óculos escuros, telescópios sem filtros adequados e outros recursos inapropriados pode causar danos imediatos e irreversíveis aos olhos.

E em caso de chuva...

Caso chova em Palmas, no horário em que ocorrerá o eclipse, o professor Adão sugere que os interessados acompanhem o evento de forma online, pelo canal no Youtube do Observatório Nacional. "Se as condições meteorológicas não forem favoráveis, por exemplo, em caso de chuva ou de nebulosidade muito elevada, nossa observação presencial não acontecerá, mas o evento poderá ser acompanhando no canal do Observatório Nacional, ao vivo", destaca.