Página inicial > Últimas Notícias > Alunos de Relações Internacionais têm trabalho aprovado para Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional
selecionados

Por Daniela Camargos | Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2023, 11h08 | Última atualização em Sexta, 30 de Junho de 2023, 13h35

Os alunos do Curso de Bacharelado em Relações Internacionais do Câmpus Porto Nacional da UFT, Yan Souza Brasil, Karollyne Pereira de Sousa e Mayra Gonçalves Salgado, tiveram artigo acadêmico aprovado, com orientação do professor Murilo Mesquita, em concurso de trabalhos pertinente ao XVIII Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN). Intitulado “A Tentação da Geopolítica Chinesa para o Brasil: bandwagoning chinês ou caminhar com os próprios pés?”, o artigo trata das dinâmicas geopolíticas que envolvem a China na América do Sul e como o Brasil reage a isso. O congresso será realizado em Pirassununga – SP, entre os dias 28 de agosto a 01 de setembro deste ano.

“Formamos uma equipe para representar a UFT no concurso e ontem (28) recebemos a informação que fomos uma das selecionadas no país para apresentar o trabalho no evento”, relata o professor Murilo Mesquita que recebeu a notícia da aprovação com entusiasmo e parabeniza os alunos pela conquista.

Saiba Mais

O Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN) é uma atividade promovida anualmente pela Escola Superior de Defesa (ESD), em parceria com as Escolas de Formação de Oficiais das Forças Armadas: Escola Naval (EN), Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e Academia da Força Aérea (AFA).

O evento tem como principais objetivos: Estimular a interação entre alunos e professores das escolas militares e das Instituições de Ensino Superior (IES) civis, participantes do evento; Despertar nos congressistas civis o interesse por temas relacionados à segurança e à defesa nacional; Estimular os congressistas a refletirem sobre problemas da atualidade, de interesse da Defesa; e Contribuir para a difusão dos assuntos de defesa no âmbito da sociedade brasileira.

Quem Participa?

Equipes, compostas de estudantes e professores, de IES brasileiras credenciadas no Ministério da Educação, das Escolas de Formação de Oficiais das Forças Armadas, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME). (Com informações do site https://www.gov.br/esd/pt-br/a-esd/eventos-academicos/congresso-academico-sobre-defesa-nacional)