Página inicial > Últimas Notícias > Dossiê Especial aborda a temática Arquitetura, Urbanismo e Design na Amazônia e Cerrado
REVISTA DESAFIOS

Por Samuel Lima | Publicado: Segunda, 26 de Dezembro de 2022, 10h04 | Última atualização em Segunda, 26 de Dezembro de 2022, 18h08

Revista Desafios - Dossiê Especial (dezembro 2022)A Revista Desafios publicou, na última sexta-feira (23), o Dossiê Arquitetura, Urbanismo e Design na Amazônia e no Cerrado. A temática, conforme o editorial da Revista (que pode ser acessada, na íntegra, aqui), foi idealizada com o objetivo de fomentar a proposta de criação de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Tocantins. A produção da publicação teve início a partir de um edital de chamada pública publicado em julho de 2021.

Ainda conforme o editorial do Dossiê Especial, a Revista "buscou contribuir com uma produção científica qualificada, trazendo temas relevantes sobre arquitetura, urbanismo e design, a partir dois dois maiores biomas brasileiros - Amazônia e Cerrado, com destaque para o Tocantins, estado pertencente à zona de transição geográfica entre o cerrado e a floresta amazônica, sendo 91% do seu território composto pelo bioma Cerrado (IBGE, 2007), embora nos últimos anos tenha sido sistematicamente devastado, com o avanço acelerado da fronteira agrícola, sobretudo na região do Matopiba" (região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

O Dossiê foi organizado pelas professoras Patrícia Orfila Barros dos Reis  (UFT), Celma Chaves de Souza Pont Vidal (UFPA) e Patrícia Santos Pedrosa (UBI). Confira, abaixo, os artigos presentes na Revista e respectivos autores/autoras e links para acesso individualizado a cada artigo:

Dossiê Arquitetura e Urbanismo