Página inicial > Últimas Notícias > Acadêmicos, entendam como funcionam os estágios internos da UFT

Acadêmicos, entendam como funcionam os estágios internos da UFT

Por Liz Castro | Publicado: Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 14h06 | Última atualização em Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 14h08

Criada em 2008, a Central de Estágios da Universidade Federal do Tocantins (UFT) está presente em todos os câmpus e é responsável, principalmente, por gerir e acompanhar as atividades de estágios obrigatórios e não obrigatórios dos cursos de graduação. Além da oferta de oportunidades internas (dentro da Instituição), ela também possui convênio com outras instituições e faz a divulgação de vagas.

Para participar dos programas de estágio da Instituição, é importante que os acadêmicos acompanhem a Página de notícias da UFT, a Central de Estágios do Câmpus de Palmas, no Facebook, e também no Instagram (@centraldeestagiosuft), porque os editais e as vagas são publicados e divulgados nesses portais, além de folders e e-mail para os cursos em que se enquadram no perfil da vaga solicitado.

O acadêmico da UFT somente pode realizar suas atividades de estágio em local previamente conveniado com a Instituição. Quando uma vaga é disponibilizada para estágio interno na UFT, o edital é lançado e os alunos que têm interesse na vaga, e se encaixam no perfil solicitado, deverão se inscrever de acordo com as exigências estabelecidas e participar de todas as etapas do processo seletivo.

Marina Bittar Mourão atua como servidora na Central de Estágios e afirma que, atualmente, a UFT conta com uma média de 700 convênios vigentes com empresas, instituições e órgãos públicos. Além disso, o setor do Câmpus de Palmas acompanha, em média, 1.900 alunos que realizam estágio não obrigatório e  outros 1.500 obrigatórios.

Ela ressalta como essa etapa é fundamental para que os alunos experimentem o exercício prático da profissão: “uma das partes mais importantes do estágio é mostrar a realidade da profissão, deixando claros aspectos práticos que não são tratados na vida acadêmica. Além disso, durante o período em que se é estagiário, é possível compreender melhor as áreas de atuação da própria profissão e, assim, exercitar o autoconhecimento e seguir o caminho profissional que mais tem a ver com o próprio perfil”, enfatizou a servidora.

Sobre estágio

O estágio obrigatório é definido como pré-requisito no projeto pedagógico do curso  e sua carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. Neste caso, o professor orientador da disciplina é o responsável pela busca dos campos de estágio e o aluno só precisa estar devidamente matriculado nas disciplinas de estágio.

O Estágio não obrigatório é realizado como atividade opcional, desenvolvida pelo estudante que queira complementar sua formação profissional, não sendo utilizada a carga horária em disciplina obrigatória para a integralização do curso de graduação, mas que poderá ser aproveitado em sua grade curricular como realização de atividade complementar.

Conforme preconizado pela Lei de Estágios n° 11.788/2008, a jornada de atividade em estágio não deve ultrapassar seis horas diárias e trinta horas semanais. A duração do estágio, na mesma parte concedente, não poderá exceder dois anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência. Ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a um ano, será concedido período de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares.

Mais informações, entre em contato com a Central de Estágios do seu câmpus:

Câmpus de Araguaína

Câmpus de Arraias