Página inicial > Últimas Notícias > Egressa do Parfor é mestra em Educação
palmas

Egressa do Parfor é mestra em Educação

Por Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2022, 12h49 | Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2022, 14h25

Na última terça-feira, às 21 horas, no Bloco H, Câmpus de Palmas, ocorreu a defesa da dissertação de Mestrado em Educação da acadêmica Cleonici Araújo Coelho, egressa do Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor) de Pedagogia, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Um momento histórico, segundo o orientador Damião Rocha, pois o Programa propiciou uma sólida formação inicial e continuada de professores, na graduação.

Dr. Damião, Cleonici, Dr Kelber e Dra. Jocyléia

No estado do Tocantins, o Parfor foi resultante de uma ação conjunta do Ministério da Educação, da Universidade Federal do Tocantins e das secretarias de educação do Estado e municípios, no âmbito do Plano de Metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), implementado por meio do Decreto n. 6.094/2007, de 24 de abril de 2007. A UFT comprometeu-se com a formação dos professores nas modalidades de licenciaturas, em regime especial modular, a serem oferecidas nos períodos de férias dos professores da educação básica, em regime semipresencial e a distância, por meio da Universidade Aberta.

Ao final de 2014, as primeiras turmas de professores integralizaram o currículo. Dentre os formados, Cleonici Coelho relata a sua emoção ao dizer que o Parfor mudou a sua vida, concretizando o sonho de ser uma professora para a Educação Infantil, mestra em Educação. Jocyléia Santana, coordenadora do Mestrado Acadêmico, ressaltou que a boniteza do sonho foi formar professores com investimentos necessários, proporcionais às condições e ao tempo exigido. “E é neste contexto de emocionantes testemunhos que se fizeram presentes as relações humanas, as vivências do fazer pedagógico, enfim, o ser docente”, afirma Jocyléia.

marcador(es): PPGE,Home,Parfor