Página inicial > Últimas Notícias > Doutoranda da UFT participa de curso sobre sustentabilidade no Brasil
PPGCIAMB

Doutoranda da UFT participa de curso sobre sustentabilidade no Brasil

Por Glenda Barros | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 25 de Mai de 2022, 14h57 | Última atualização em Quarta, 25 de Mai de 2022, 15h35

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (PPGCiamb) da UFT, Ana Beatriz Nunes Ribeiro, participou do curso ''Sustentabilidade no Brasil: Uma Abordagem Interdisciplinar de Desenvolvimento Socioambiental, Governança e Liderança nas Florestas do Brasil''. O evento ocorreu entre os dias 15 e 20 de maio, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Na ocasião, os estudantes inscritos tiveram a oportunidade de conhecer com mais profundidade a Amazônia.

''Esse curso é uma disciplina do Bionorte que aconteceu em parceria com a Universidade do Colorado e contou com o apoio do Instituto Ipê e Universidade do Estado do Amazonas'', conta Ana Beatriz Ribeiro. ''A abordagem girava em torno das problemáticas que estão em alta na Amazônia, como conservação e restauração de florestas, desenvolvimento sustentável, sistemas de alimentação nas comunidades, governança e bioeconomia. Além disso, cada tema foi dividido para ser discutido entre alunos brasileiros e estadunidenses''.

Ao longo do curso, a acadêmica conheceu uma série de organizações, institutos de pesquisa, reservas e comunidades tradicionais do estado do Amazonas. ''Enquanto discutíamos, também visitamos ONGs, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o Museu da Amazônia (Musa), três comunidades ao longo do rio Negro localizadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Puranga-Conquista, podendo conversar com os habitantes locais, entender seus modos de vida e como os impactos na Amazônia têm afetado as comunidades e as unidades de conservação''.

''Foi uma experiência inenarrável'', comentou, otimista. ''Poder partilhar conhecimento científico, aliado ao conhecimento empírico, discutir estratégias para a ciência, vivenciar um pouquinho da realidade da Amazônia, seus impulsos e anseios, já é um avanço. E tem que ser estimulado'', ressalta.

Ana Beatriz Ribeiro comentou que essa foi uma experiência imprescindível para sua pesquisa. ''Pude direcionar, inclusive, olhares diferentes para minha tese, pois trabalho com uma espécie utilizada como recurso alimentar em toda Amazônia, o tracajá, e que sofre as mais diferentes pressões humanas. É dever nosso, como ciência, trazer essa discussão para a realidade das comunidades que fazem uso de recursos da floresta, para que se possa garantir o acesso a recursos naturais de qualidade, segurança alimentar e fazer valer o poderio da Amazônia para o planeta''.

''Além disso, é importante que as pessoas entendam que há valores imensos entranhados nas florestas. Não é só uma floresta. É um mundo de oportunidades, vida, alicerces, criação, heranças e patrimônios'', finaliza Ana Beatriz.

marcador(es): Home,Bionorte,PPGCiamb