Página inicial > Últimas Notícias > Araguaína, a "Capital Econômica do Tocantins", celebra 63 anos neste domingo (14)
COMEMORAÇÃO

Por Ana Lissa Alves | Edição: Samuel Lima | Publicado: Sábado, 13 de Novembro de 2021, 21h00 | Última atualização em Terça, 16 de Novembro de 2021, 10h34

Neste domingo, 14 de novembro, Araguaína comemora 63 anos de fundação. A cidade, localizado no norte do Tocantins, é considerada como a "Capital econômica do Estado" e lar de mais de 180 mil pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O território, onde hoje é conhecido como Araguaína, já era ocupado há muitos anos por tribos indígenas da etnia Karajá. Até que, em 1876, chegava em terras norte-goianas (hoje tocantinenses), João Batista da Silva e sua família, naturais do Piauí. A partir de então, surgia ali o povoado “Livra-nos Deus”, localizado à margem direita do Rio Lontra.

Ao longo de 1876, outras famílias chegaram e habitaram o local - formando um novo povoado, agora chamado “Povoado Lontra”, em alusão ao rio vizinho. Durante seus primeiros anos, o povoado foi administrado por pequenos municípios - um deles, Filadélfia - cidade a qual o Povoado integrou, em 1948, e mudou seu nome para “Povoado de Araguaína”, em homenagem ao Rio Araguaia. Em 1953, a Lei Municipal n° 86 transformava o povoado em distrito.

Foi somente em 1958, a partir do crescente desenvolvimento e expansão da região, que o distrito tornou-se município - a cidade de Araguaína.

Atualmente, o município é o segundo mais populoso do Tocantins - atrás somente da capital Palmas, a qual está localizada há cerca de 339 km. A sua localização estratégica permite que os limites da cidade estejam totalmente inseridos na região conhecida como Matopiba (sigla acrônima da junção dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e que esteja próxima a fronteiras agrícolas situadas no norte e nordeste do Brasil - fazendo da cidade um importante polo econômico, de grande desenvolvimento e de destaque nas áreas comerciais e do agronegócio.

UFT & Araguaína

A história da UFT (atual UFNT) e Araguaína é longa: a cidade é sede de um importante câmpus que, há mais de 20 anos, vem contribuindo com a comunidade local, cidades vizinhas e, também, de diversas outras regiões do país.

Seguindo os passos da UFT - que nasceu a partir de uma reivindicação da sociedade - a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), surgiu a partir da união das forças de professores, alunos, servidores e organizações civis que advogavam por uma universidade federal local. “A Universidade Federal do Norte do Tocantins muito se orgulha em fazer parte da história da cidade de Araguaína, e por termos, a nossa unidade-sede neste município, que gentilmente acolhe aos nossos professores, técnicos e alunos, os quais em considerável número, são oriundos de regiões circunvizinhas ou até mesmo, de outros estados da Federação”, afirma o reitor pro tempore da universidade, Airton Sieben.

Araguaína é destaque em diversos setores e, atualmente, tem tido reconhecimento pela sua educação de qualidade e à serviço do povo. A cidade não só recebeu a UFNT de braços abertos, como apoia e acredita na educação araguainense. “Geralmente se fala muito do desenvolvimento de Araguaína na área de infraestrutura, mas a educação também vem se destacando, a UFT que agora é a UFNT, tem uma importância enorme nesse crescimento populacional e econômico da cidade. Os cursos oferecidos pela universidade realmente atendem as demandas da nossa região e a Prefeitura tem trabalhado em conjunto com a instituição para que os profissionais também possam contribuir para a melhoria da nossa cidade”, diz o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues.

A UFNT dispõe de duas unidades de ensino na cidade: uma localizada no centro da cidade (Cimba) e outra na zona rural, a Escola de Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ). No total, são ofertados dez (10) cursos de graduação, três (3) cursos tecnólogos, três (3) pós-graduações lato sensu e nove (9) stricto sensu, sendo quatro (4) mestrados acadêmicos, três (3) mestrados profissionais e dois (2) doutorados. Araguaína vem, a cada dia, se consolidando como uma cidade universitária, atendendo mais de 1,5 milhão de pessoas, comprovando seu potencial em suprir as necessidades locais e se tornar um referencial no norte tocantinense.

“[...] Envio aqui os meus mais sinceros parabéns à Araguaína e a todos(as) os(as) araguainenses. Que todos possam comemorar no dia da fundação do município - dia 14 de novembro, a criação dessa importante cidade do Estado do Tocantins. Como diz o nosso slogan ‘Juntos somos mais’. Avante, Araguaína!”, deseja Sieben.

marcador(es): Araguaína,Home