Página inicial > Últimas Notícias > Edital Nacional da Capes para consolidação da Pós-Graduação contempla o Tocantins
PROPESQ

Por Poliana Macedo | Publicado: Segunda, 21 de Dezembro de 2020, 14h17 | Última atualização em Segunda, 21 de Dezembro de 2020, 14h17

Com o objetivo de apoiar os Programas de Pós-graduação (PPGs) emergentes e em consolidação em áreas prioritárias nos estados, a Capes divulgou nessa sexta-feira (18), o resultado final do Edital 18/2020 com projetos que pretendem fortalecer os PPGs, que sejam capazes de contribuir para o Desenvolvimento Estratégico Sustentável do Tocantins, em especial com base na estratégia de formação de recursos humanos, geração de conhecimento e tecnologias que subsidiem as demandas prioritárias do estado e propiciem uma condição favorável à melhoria da região e sociedade tocantinense.

Para o presidente do Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), Márcio Silveira, foram inseridos na proposta junto à Capes, os programas de pós-graduação que colaboram com o desenvolvimento tecnológico e científico do Tocantins, a partir da construção de um plano de desenvolvimento cientifico para essas áreas prioritárias contempladas no edital. “Os programas precisam de apoio e apresentamos quatro projetos que abarcam programas de pós-graduação importantes para o estado do Tocantins. Tivemos os quatro projetos aprovados e essa parceria foi importante para dar oportunidade para que, quem está no Tocantins, para que essa pessoa possa se dedicar exclusivamente sobre esses temas”, explicou.

Os quatro projetos aprovados nessa parceria foram: 1) Consolidação do Mestrado em Agroenergia e Biotecnologia da Universidade Federal do Tocantins como ferramenta para a geração de conhecimento e tecnologias para o desenvolvimento regional; 2) Ciência e tecnologia de alimentos e saúde como estratégia de aumento da qualidade de vida na Amazônia Legal; 3) Desenvolvimento socioambiental no Tocantins: formação de recursos humanos, sustentabilidade e inovação; e, 4) Saúde, Meio Ambiente e Sanidade Animal na Região da Amazônia Legal.

De acordo com o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professor Raphael Sanzio Pimenta, esses projetos vão beneficiar 5 programas de pós-graduação da UFT. “Os recursos serão utilizados no financiamento de pesquisas em áreas prioritárias elencadas pela Capes por meio da disponibilização de bolsas de mestrado e recursos para custeio. Isto irá possibilitar o fortalecimento dos programas de pós-graduação envolvidos e auxiliar no avanço dos conceitos dos cursos junto a Capes”, pontuou.

O valor total a ser investido pela Capes nos programas de pós-graduação do Tocantins será de R$ 4.032.000,00, sendo um total 112 bolsas no valor de R$1.500,00 cada por 24 meses, e ainda, com valor em contrapartida de R$1.209.600,00 pago em quatro parcelas (R$ 302.400,00 por ano) pela Fapt.

marcador(es): Propesq,Home