Página inicial > Últimas Notícias > Estande da UFT expõe soluções para sociedade e estimula jovens
AGROTINS 2019

Estande da UFT expõe soluções para sociedade e estimula jovens

Por Virgínia Magrin | Publicado: Quarta, 08 de Mai de 2019, 20h06 | Última atualização em Quinta, 09 de Mai de 2019, 14h55

Desde a última terça-feira (7) a UFT está presente na maior feira agrotecnológica da região Norte do país, a Agrotins, apresentando tecnologias e serviços com elevado nível técnico e custo abaixo dos praticados no mercado. Quem tem passado pelo estande da Universidade tem gostado do que vê e aprovado as iniciativas.

Ediclea Araújo, bióloga, aproveitou o momento para levar seus sobrinhos Cássio, de 10 anos e Lucas, de 12 anos, para visitar a Feira. No estande da UFT ela pretende despertar neles a curiosidade e o interesse pelos estudos e pesquisa. “Quero que eles conheçam coisas novas, tenha acesso às tecnologias desenvolvidas na Universidade, para quem sabe, eles decidam ser pesquisadores”, afirmou a tia entusiasta.

Chuchuba é um dos produtos que estão expostos na Agrotins, no estande da UFT (Foto: Gihane Scaravonatti/Sucom)Chuchuba é um dos produtos que estão expostos na Agrotins, no estande da UFT (Foto: Gihane Scaravonatti/Sucom)
Lucas se interessou muito pelo sistema de monitoramento do consumo da água e da tecnologia apresentada para evitar desperdício. Cássio experimentou a “Chuchuba” – jujuba feita de chuchu – feita pelos alunos do curso de Engenharia de Alimentos. “Mesmo não gostando de chuchu, achei muito gostoso. É a mesma coisa de comer uma jujuba de verdade. Aprovado!”, garantiu ele.

Wanessa (à dir) ouviu explicações das pesquisadoras da UFT sobre o projeto da casa de adobe (Foto: Virginia Magrin/Sucom)Wanessa (à dir) ouviu explicações das pesquisadoras da UFT sobre o projeto da casa de adobe (Foto: Virginia Magrin/Sucom)

Wanessa Rolim trabalha na área da construção civil e o protótipo da casa em adobe chamou sua atenção. “Fiquei bem impressionada, pois o trabalho que elas estão fazendo é bastante técnico e de pesquisa em campo, que a maioria dos profissionais não se atentam. Elas escolheram uma área bem populosa da região, porém pouco trabalhada na área de edificações. Gostei da parte histórica do trabalho e do desenvolvimento técnico”. Agora ela trocou o contato com as pesquisadoras e pretende, quem sabe em um futuro próximo, usar parte do estudo desenvolvido na UFT no trabalho desenvolvido por ela no dia a dia.

As visitas ao estande da UFT também geraram o interesse em muitas pessoas de conhecer mais e melhor o estado, a exemplo do estudante do IFTO, Elvis Gomes Marinho. Para ele, o ponto alto das pesquisas e serviços apresentados foi o curso de Turismo da UFT. “Conhecer lugares novos me interessa, fiquei com vontade de conhecer a região de Araguaína e os pontos turísticos apresentados”, afirmou ele.

Cláudia Auler (à esq) diz que a participação da UFT na Agrotins serve para demonstrar o que a Universidade pode proporcionar para a sociedade (Foto: Virginia Magrin/Sucom)Cláudia Auler (à esq) diz que a participação da UFT na Agrotins serve para demonstrar o que a Universidade pode proporcionar para a sociedade (Foto: Virginia Magrin/Sucom)

Para Cláudia Auler, professora da instituição e coordenadora geral da participação da UFT na Agrotins esse ano, é importante que a Universidade ultrapasse seus muros nesse momento de contingenciamento de recursos, saindo para além de suas fronteiras e apresentando o que a UFT realmente pode proporcionar. “A gente espera com esse tipo de evento fazer a relação do setor empresarial, setor industrial e os nossos pesquisadores. Fazendo dessa forma, com que as pesquisas sejam direcionadas à necessidade do mercado. Porque assim a gente tem a certeza que o produto desenvolvido vai alcançar sua finalidade, que é um bem pra sociedade e não vai ficar só na biblioteca”, destaca ela.

Para quem quer conhecer um pouco mais das tecnologias e serviços apresentados pela UFT, a Agrotins estará aberta ao público até o dia 11 de maio. Além disso, abaixo você encontra mais matérias sobre a participação da UFT e as tecnologias e serviços apresentados na feira

marcador(es): Propesq,Pesquisa,Home,Agrotins