Página inicial > Últimas Notícias > Abertura do Treinamento Regional da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) é realizada na manhã desta segunda-feira (06)
Propesq

Por Vinicius Venâncio | Supervisão: | Publicado: Segunda, 06 de Mai de 2019, 17h36 | Última atualização em Segunda, 06 de Mai de 2019, 17h36

Teve abertura, na manhã desta segunda-feira (06), evento de treinamento realizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Tocantins (CEP/UFT) e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep),  com apoio da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).

A mesa de abertura do evento contou com a participação do reitor, Luís Eduardo Bovolato; a coordenadora adjunta da Conep, Gabriela Marodin; a presidente da Fundação Escola Saúde Pública de Palmas (Fesp), Jaciela Leopodino e o coordenador do CEP/UFT, Pedro Mujica.

O treinamento é realizado para a integração, fortalecimento e a proteção ao participante de pesquisa do Sistema Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)/Conep,  por meio de processos contínuos de capacitação e qualificação.

“O objetivo do evento é atualizar o conhecimento sobre os princípios éticos para salvaguardar as garantias éticas a todos os participantes de todas as pesquisas envolvendo seres humanos”, disse Mujica, coordenador do CEP da UFT. “É importante por congregar pesquisadores do Maranhão, Piauí e Tocantins, e atualizar o conhecimento sobre pesquisas de ciência biomédica, ciência humanas e sociais”, completa o coordenador.

"Estamos sendo prestigiados e é um momento importante para que, não só os professores que participam dos comitês locais, como os colegas de outros estados.  Que possam aproveitar essa troca de experiências e vivências", comentou Bovolato, que ainda resaltou: “é muito importante, além de uma honra, para a Universidade receber esse tipo de evento”.

A programação do evento segue até a tarde desta terça-feira (07). Confira a programação completa a seguir: