Página inicial > Últimas Notícias > Médica do HDT-UFT realiza palestra sobre a doença de chagas aguda para profissionais da saúde
Araguaína

Por Daianni Parreira | Publicado: Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 11h44 | Última atualização em Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 11h44

A ação faz parte de capacitação realizada pela Prefeitura de Araguaína, após CCZ detectar surto da enfermidade na região.

Médica do HDT-UFT realiza palestras sobre a doença de Chagas aguda para Profissionais da SaúdePalestra Chagas Alexsandra fev2019 (20).jpeg (Foto: daiannialves)

A Prefeitura de Araguaína (TO), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou capacitação sobre o rápido diagnóstico da Doença de Chagas para profissionais da saúde nos dias 11 e 12 de fevereiro, após detectar surto da enfermidade na região. A médica do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), Alexsandra Rossi colaborou com a instrumentalização dos médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, falando sobre sinais, sintomas e tratamento da doença de chagas aguda. Na programação, houveram outras abordagens acerca da doença.

Ao todo, 86 profissionais receberam as orientações com o objetivo de preparar as UBS para o diagnóstico rápido e humanizado da doença, pois a agilidade para iniciar o tratamento aumenta a chance de exterminar o agente causador.

Para a médica Alexandra, foi bastante rica a experiência de trocar aprendizado entre os profissionais. “A parceria interinstitucional entre o hospital universitário e a prefeitura é fundamental, tendo em vista o objetivo comum em levar um atendimento de qualidade a população”, comentou.

O HDT-UFT faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e é referência no tratamento de doenças infectocontagiosas e parasitárias. Na última semana, foram encaminhados 7 pacientes diagnosticados com Chagas, porém todos receberam alta e continuam o tratamento em casa.

De acordo com a médica veterinária e coordenadora do programa de combate à Doença de Chagas do CCZ, Ketren Gomes, os primeiros sintomas da contaminação são bem comuns e a pessoa pode não dar a devida atenção. “Febre prolongada, dor no corpo e de cabeça, franqueza e inchaço no rosto e pernas. Pode parecer com uma gripe ou dengue e há pessoas que tomam relaxante muscular”, alerta.

Os sintomas citados podem aparecer, ou não, nos primeiros 60 dias, e quando o tratamento é iniciado dentro do período, as chances de exterminar o protozoário invasor é grande. “Nem sempre há sinais de contaminação, mas o exame deve ser realizado também quando houver relato do consumo dos frutos das palmeiras, como açaí e bacaba. Principalmente se for da região que originou o surto atual”, afirma Ketren.

O surto

Na semana passada, o CCZ detectou um surto de Doença de Chagas por transmissão oral. Uma bacaba contaminada com a Doença de Chagas foi trazida do Assentamento Barra Bonita, localizado do Município de Carmolândia, a 30 km de Araguaína.

Além da capacitação dos médicos e enfermeiros de Araguaína, na última sexta-feira (9), 20 profissionais da UBS do Novo Horizonte receberam a atualização devido à proximidade com o foco. Os trabalhos de investigação de novos casos continuam sendo feitos pelo Município e até o momento, cerca de 80 pessoas realizaram o exame. Os 07 casos confirmados foram encaminhados para o HDT-UFT.

Como consumir com segurança

Para saborear a bacaba e o açaí é preciso cuidado com a higienização. Primeiro, passe o fruto pela peneira para retirar a sujeira mais grossa. Logo após, faça ao menos três lavagens em água corrente. Aqueça água até 80ºC e misture uma colher de água sanitária para cada litro de água, mergulhe o fruto na solução por 10 segundos. Retire, enxague várias vezes para retirar o cloro e resfrie para dar um choque térmico. Só então, o fruto estará pronto para o consumo.

Texto: Daianni Parreira (com informações da Ascom/Prefeitura de Araguaína)​

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT