Página inicial > Últimas Notícias > Abertas as inscrições para os cursos de capacitações do Programa Telessaúde da UFT
Aprendizado

Por Bruna Santos | Supervisão: Virgínia Magrin | Publicado: Terça, 15 de Janeiro de 2019, 08h48 | Última atualização em Terça, 15 de Janeiro de 2019, 08h49

Os municípios interessados nos cursos de capacitações do Programa Nacional de Telessaúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT) vinculado ao colegiado de Medicina já podem realizar suas inscrições. O Programa ofertará os cursos de capacitações online e gratuitos em Saúde Mental e em promoção de Saúde Bucal via Moodle, ambiente virtual da Universidade.

Os municípios interessados deverão fazer o download do Termo de Cooperação disponibilizado no site oficial do Programa, preenchê-lo, assiná-lo, escaneá-lo e enviar via e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O Termo de Cooperação é um documento no qual o secretário da saúde se compromete a disponibilizar 4h semanais para os profissionais da saúde que realizarão o curso.

Para realizar as inscrições os municípios devem se atentar aos pré-requisitos necessários: para o curso de capacitação em Saúde Mental é preciso ter no mínimo um enfermeiro, um médico e um psicólogo vinculados à mesma equipe da saúde da família, já para o curso de capacitação em promoção de Saúde Bucal é preciso ter a inscrição de no mínimo um cirurgião dentista. As aulas terão início no dia 11 de fevereiro e seguem até novembro de 2019. Os profissionais que realizarem as capacitações receberão certificação pela UFT.

Segundo o professor do colegiado de Medicina, Leandro Garcia, "os cursos são voltados para atenção básica, para os profissionais que trabalham nas unidades básicas de saúde e nas secretarias municipais de saúde".

Telessaúde

O Programa Nacional de Telessaúde é um projeto que usa de modernas tecnologias de informação e comunicação para desenvolver ações de apoio à assistência à saúde e, sobretudo, de educação permanente às equipes da Estratégia Saúde da Família. O Telessaúde visa, em última análise, auxiliar na melhoria da qualidade de atendimento da Atenção Básica do SUS. No Tocantins, o Núcleo de Telessaúde é fruto de uma parceria entre Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Secretaria Estadual de Saúde (SESAU).

Conheça os serviços prestados pelo Núcleo, clique aqui e assista a um curto vídeo explicativo sobre o projeto.

Abaixo você confere os banners de cada curso ofertado pelo Telessaúde:

Banners Telessaúde (Foto: Divulgação)

marcador(es): Palmas,Medicina Palmas,Home