Página inicial > Últimas Notícias > Dia de Popularização da Ciência Animal movimenta Expoara com cursos da EMVZ
UFT NA EXPOARA

Dia de Popularização da Ciência Animal movimenta Expoara com cursos da EMVZ

Por Poliana Macedo | Publicado: Sábado, 09 de Junho de 2018, 15h41 | Última atualização em Sábado, 09 de Junho de 2018, 16h00

A programação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) dessa sexta-feira (08), durante todo o dia na Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara), contou com o Dia de Popularização da Ciência Animal que tem como objetivo difundir área junto aos estudantes do ensino fundamental e médio, além de divulgar os cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária como opção de formar pesquisadores em Araguaína. Em sua quinta edição, o Dia integra a programação da 13ª Semana Tecnológica da Expoara e recebeu cerca de 300 alunos da rede pública e particular de ensino de Araguaína.

Para a coordenadora do projeto, professora Ana Claúdia Neiva, do curso de Zootecnia, essa ação envolve cerca de 60 pessoas, entre docentes, técnicas e alunos dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária e acontece em parceria com o Sebrae, o Sindicato Rural, grupos de pesquisa da UFT e do curso de Medicina Veterinária. "Nosso objetivo maior é atrair a atenção das crianças para esses cursos, atraindo os alunos que possuem maior aptidão para a área, além de fortalecer a imagem da instituição", ressalta.

Essas ação também acontece nas escolas urbanas e rurais e na Unidade EMVZ do câmpus de Araguaína. Dentre as atividades apresentadas estiveram, o teatro educativo "O Cão Denado" que tratou sobre a prevenção da Leishmaniose e uma maquete em realidade aumentada de uma célula do corpo humano (na Fazendinha Cheiro de Roça), foram abordados temas como vetores de doenças em pequenos animais, abelhas, sistema de produção de frango com o ovoscopia, animais da fauna e plantas.

Participaram do Dia de Popularização da Ciência Animal:  PET Zootecnia, curso de Medicina Veterinária, o Grupo de Abelhas do Tocantins, Grupo de Estudo e  Pesquisa em Avicultura, Grupo de Estudos em Animais Silvestres e Target: Grupo de Estudos em Biotecnologias.

Confira a Galeria de Fotos do Dia da Popularização da Ciência!

Fazendinha

Em parceira com o Sebrae e o Sindicato Rural, a UFT também participa da Fazendinha Cheiro de Roça. O projeto tem o intuito de levar ao público uma maior integração e conhecimento da rotina de uma fazenda, possibilitando aos visitantes vivenciarem momentos de proximidade com os principais e elementos que a compõem, seus animais.  A maquete em realidade aumentada de uma célula do corpo humano, projeto do Dia de Popularização da Ciência Animal) permanecerá até o final da Expoara na Fazendinha.

Confira as fotos da Fazendinha Cheiro de Roça!

Expoara

A Expoara é realizada pelo Sindicato Rural de Araguaína há 50 anos e reúne milhares de pessoas de Araguaína e região durante 10 dias de programação técnica e artística. Confira a programação completa aqui.